Especialidade Gastroenterologia e Hepatologia em Artigos

Aplicação de Semaglutida semanalmente em Pacientes com Cirrose Relacionada à Esteato-hepatite Não Alcoólica: Um Estudo Randomizado, Controlado por Placebo de Fase 2

 Pacientes com cirrose relacionada à esteato-hepatite não alcoólica (NASH) enfrentam um alto risco de morbidade e mortalidade, tanto relacionadas ao fígado quanto por outras causas.…

Detecção de Pólipos Aumentada com Mensagens ilustradas sobre a Preparação Intestinal

Um estudo recente publicado no Journal of Gastroenterology and Hepatology destacou os benefícios significativos de uma estratégia de educação aprimorada utilizando software social para melhorar…

Polimorfismo do Gene PNPLA3 e Consumo de Carne Vermelha Aumentam o Risco de Fibrose em Pacientes com NASH Confirmado por Biópsia em um Centro Terciário no Sudoeste do Brasil

Estudos recentes indicam um aumento na doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em populações com alto consumo de carne vermelha, processada e cozida em altas…

Novo Teste de DNA Livre de Células para Rastreio do Câncer Colorretal

O quê? O estudo avaliou um teste inovador de DNA livre de células (cfDNA) no sangue para a detecção precoce do câncer colorretal em uma…

Leitura de cápsula endoscópica assistida por IA para detecção de sangramento no Intestino Delgado

O quê? O estudo investigou a eficácia da leitura assistida por inteligência artificial (IA) em comparação com a leitura padrão para a detecção de lesões…

Detecção de pólipos serrilhados melhora com uso de Propofol durante colonoscopia

Um estudo publicado na revista Anesthesiology em 17 de abril sugere que a sedação com propofol durante a colonoscopia está associada a uma melhoria na detecção de pólipos serrilhados. O estudo, conduzido por Aurora N. Quaye, M.D., do Maine Medical Center em Portland, analisou dados observacionais de pacientes com mais de 50 anos que realizaram colonoscopias de rastreio ou vigilância entre 1º de janeiro de 2015 e 28 de fevereiro de 2020.

Desafios na Vacinação de Bebês Expostos a Infliximabe

Recentes orientações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselham o uso de vacinas vivas em bebês expostos in utero ao infliximabe, um medicamento anti-TNF frequentemente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas como a doença inflamatória intestinal (DII). Este artigo explora as complexidades e as implicações dessas recomendações, destacando a necessidade de uma base de evidências robusta e práticas informadas para a vacinação desses bebês.

Estratégias de Tratamento para Crohn: Comparação Top-Down vs. Step-Up no Estudo PERFIL

O quê? Este estudo, intitulado “A biomarker-stratified comparison of top-down versus accelerated step-up treatment strategies for patients with newly diagnosed Crohn’s disease (PROFILE)”, é um…

Hemorragia digestiva baixa: confira as últimas atualizações

Principais atualizações em tratamentos para a Hemorragia digestiva baixa. Leia mais!

Vacina contra a Escherichia coli patogênica extra-intestinal (ExPEC): por que é necessária?

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A Escherichia coli é uma conhecida espécie de bacilo gram-negativo do grupo das enterobactérias, possui cepas comensais do…
1 2 3 6

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.