Especialidade Gastroenterologia e Hepatologia em Artigos

Erradicação do Helicobacter Pylori e Câncer Gástrico: Uma análise crítica

Escrito por Anna Gabryela (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) Atualmente, o câncer gástrico (CG) ainda é considerado uma das causas mais comuns de morte por câncer no mundo, sendo responsável por cerca de 750.000 mortes por ano. Estima-se que aproximadamente 80% dos tumores gástricos malignos estejam associados à infecção pelo Helicobacter pylori (HP), sendo este considerado o fator etiológico mais importante, definido como carcinógeno classe 1 pela Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer.¹

Hepatite por citomegalovírus: Quando suspeitar?

Escrito por Manuella Sobral (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A infecção por CMV é adquirida mais comumente durante a infância e início da idade adulta através da exposição a fluidos corporais contaminados (lágrimas, saliva, sêmen, sangue ou órgão transplantado); sendo, em adultos, mais comumente associada ao contato íntimo como beijos ou relação sexual.

Esofagite Eosinofílica: Quando suspeitar e como tratar?

Escrito por Mariana Rocca (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A Esofagite Eosinofílica (EE) é uma doença inflamatória crônica, imunomediada, caracterizada por sintomas relacionados a queixas esofágicas e por infiltrado transmural do esôfago por eosinófilos1.

Hepatite autoimune aguda grave: Uma doença desafiadora

Escrito por Marina Souza (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A hepatite autoimune (HAI) é uma doença necroinflamatória imunomediada do parênquima hepático. Acredita-se que a patogênese se relacione com uma interação entre fatores ambientais e fatores do hospedeiro, em indivíduos geneticamente susceptíveis.² Normalmente há um gatilho, muitas vezes desconhecido, que induz um insulto ao fígado.

Doença hepática gordurosa associada a disfunção metabólica (MAFLD): Nova nomenclatura e critérios diagnósticos

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença hepática gordurosa foi objeto de completa redefinição nos últimos anos por consensos de especialistas. A doença passou a ter novos critérios diagnósticos e uma classificação menos excludente.

BCLC versão 2022: O que mudou no tratamento do carcinoma hepatocelular?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) O BCLC (Barcelona Clinic Liver Cancer) passou por uma nova atualização em 2022 desde a sua última publicação em 2018, mostrando novos enfoques da estratégia de tratamento e prognóstico no carcinoma hepatocelular.

Qual o papel dos biomarcardores no diagnóstico e tratamento da doença inflamatória intestinal?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença inflamatória intestinal (DII) caracteriza-se por seu caráter inflamatório crônico. Seu diagnóstico é feito com base em um perfil epidemiológico, características clínicas como dor abdominal,

Agonistas GLP1 e Esteatohepatite não alcoólica: O que o hepatologista precisa saber?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) abrange um amplo espectro de alterações hepáticas, desde o acúmulo isolado de gordura (esteatose), até situações em que se associa com infiltrado inflamatório lobular e balonização de hepatócitos

Quando indicar fibratos no tratamento da Colangilite Biliar Primária?

Escrito por Luiza BaroniRevisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende A colangite biliar primária é uma doença hepática colestática crônica caracterizada por inflamação dos ductos biliares…

Tenofovir Alafenamida: Uma nova opção de tratamento para hepatite B

Escritora Mariana AlvesRevisora Dra. Rosamar E. F. Rezende A hepatite B é um importante problema de saúde pública. Aproximadamente 250 milhões de indivíduos no mundo apresentam…
1 2 3 4 5

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.