Resultado da busca de aids em Artigos

Papel de destaque da enfermagem contra HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais e ISTs

A enfermagem desempenha um papel fundamental no combate a doenças infecciosas, como o HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento clínico eficiente e a atuação dos profissionais de enfermagem são essenciais para prevenir a propagação dessas doenças e garantir o cuidado adequado aos pacientes atendidos. Como os números de casos de HIV/AIDS (1.088.536), tuberculose (68.271), hepatites virais (718.651) e sífilis ( 1.035.942) são alarmantes, é importante entender como a enfermagem tem se destacado no enfrentamento dessas doenças no Brasil.

Estudo ANDES: 3TC/DRV/r vs TDF/3TC + DRV/r para início de TARV

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A partir da introdução da terapia antirretroviral de alta eficácia (HAART), em 1996, novos horizontes no manejo clínico…

Novidades sobre a PrEP HIV e ISTs

Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A profilaxia pré-exposição (PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis) é uma das ferramentas de prevenção combinada, estratégia que…

Ibuprofeno vs Valproato: nova possibilidade de tratamento para crise de migrânea no pronto-socorro?

Escrito por Eduardo Abrão Spínola Rezk| Revisado por Dra. Jessica Caetano Barbosa Tratamento da crise de migrânea Não é incomum encontrar modelos prontos de prescrição para a…

Inibidor de capsídeo Lenacapevir: uma nova classe de medicação contra o HIV multirresistente

Escritor: Arthur Tonani Pereira Cançado RibeiroRevisor: Dr. Alexandre Barbosa Naime O uso combinado de  antirretrovirais em pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA)  revolucionou a forma de proporcionar cuidados…

Toxicidade Cardiovascular de Substâncias Ergogênicas no Esporte

Escrito por: Matheus Paiva|Revisor: Dr. Rodrigo Gibin Antes de falar sobre a toxicidade gerada por substâncias ergogênicas no esporte é preciso entender o que são Agentes Ergogênicos.…

Controle do HIV Pós-Tratamento (Cura Funcional): relato de caso de 2022

Escritor Fernanda Conte| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime O controle da infecção pelo HIV pode ser alcançado através do uso da terapia antirretroviral (TARV), levando a carga…

Janeiro Roxo – Mês de Conscientização da Hanseníase

O mês de janeiro é voltado para ações de busca ativa e conscientização da Hanseníase, doença infecciosa incapacitante, mas que tem cura com diagnóstico precoce.

HIV: Necessidade de Diagnóstico Precoce e Tratamento Rápido

Não é possível falar de saúde em dezembro sem falar de HIV. No primeiro dia do mês é comemorado o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a necessidade de testagem e tratamento para a doença, que há mais de 40 anos ainda estigmatiza os portadores do vírus.

Principais vias mutacionais dos ITRNs Timidínicos (AZT e TDF)

Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime O HIV tem alta capacidade replicativa e, consequentemente, elevada taxa de mutação, as quais se acumulam a…
1 2 3

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.