Artigo

Inibidor de capsídeo Lenacapevir: uma nova classe de medicação contra o HIV multirresistente

Escritor: Arthur Tonani Pereira Cançado RibeiroRevisor: Dr. Alexandre Barbosa Naime

O uso combinado de  antirretrovirais em pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA)  revolucionou a forma de proporcionar cuidados para essa população. Atualmente PHVA  com supressão virológica apresentam uma expectativa de vida praticamente igual à população em geral , algo que era inimaginável nas décadas de 80 e 90 (1).

A principal forma de atuação dos antirretrovirais consiste em inibir ou/e prejudicar as etapas cruciais da replicação viral dentro da célua alvo  (entrada, transcrição reversa, integração e processamento proteolítico) (1).

Existem grupos de PHVA  que devido a resistência viral proveniente de falhas de tratamento ou efeitos colaterais inaceitáveis não apresentam supressão viral adequada. Dessa forma, há uma limitação no arsenal antirretroviral para esses pacientes (2).

O artigo original Capsid Inhibition with Lenacapivir in Multidrug – Resistant HIV-1 Infection publicado em maio de 2022 na New England Journal of Medicine teve como principal objetivo descrever um ensaio clínico randomizado d...

Próximo Artigo

Medicina de Áreas Remotas e sua correlação com o Esporte