Resultado da busca de tratamento em Artigos

Hepatite autoimune aguda grave: Uma doença desafiadora

Escrito por Marina Souza (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A hepatite autoimune (HAI) é uma doença necroinflamatória imunomediada do parênquima hepático. Acredita-se que a patogênese se relacione com uma interação entre fatores ambientais e fatores do hospedeiro, em indivíduos geneticamente susceptíveis.² Normalmente há um gatilho, muitas vezes desconhecido, que induz um insulto ao fígado.

Principais vias mutacionais ao Dolutegravir

Escritor Fernanda Conte (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) A terapia antirretroviral (TARV) engloba vários tipos de fármacos que atuam em diferentes fases do ciclo do HIV. As classes de antirretrovirais disponíveis incluem os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeo/nucleotídeo (ITRN/ITRNt)

Doença hepática gordurosa associada a disfunção metabólica (MAFLD): Nova nomenclatura e critérios diagnósticos

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença hepática gordurosa foi objeto de completa redefinição nos últimos anos por consensos de especialistas. A doença passou a ter novos critérios diagnósticos e uma classificação menos excludente.

BCLC versão 2022: O que mudou no tratamento do carcinoma hepatocelular?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) O BCLC (Barcelona Clinic Liver Cancer) passou por uma nova atualização em 2022 desde a sua última publicação em 2018, mostrando novos enfoques da estratégia de tratamento e prognóstico no carcinoma hepatocelular.

Qual o papel dos biomarcardores no diagnóstico e tratamento da doença inflamatória intestinal?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença inflamatória intestinal (DII) caracteriza-se por seu caráter inflamatório crônico. Seu diagnóstico é feito com base em um perfil epidemiológico, características clínicas como dor abdominal,

Agonistas GLP1 e Esteatohepatite não alcoólica: O que o hepatologista precisa saber?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) abrange um amplo espectro de alterações hepáticas, desde o acúmulo isolado de gordura (esteatose), até situações em que se associa com infiltrado inflamatório lobular e balonização de hepatócitos

Delafloxacina: Uma nova quinolona para prática clínica

Escritora Stephanie Valentini Ferreira Proença | Revisor Dr. Alexandre Naime Barbosa O uso indiscriminado de antimicrobianos tem gerado um problema de preocupação global: a resistência antimicrobiana.…

Diagnóstico de Tuberculose Latente: Novas Alternativas

Escrito por Flávio Brandt (Revisor: Dr. Alexandre Naime) A Infecção Latente pela Tuberculose ou Tuberculose Latente (ILTB) refere-se à condição de estado de resposta imunológica...

Quais são os principais desafios da telemedicina no Brasil?

Os desafios da telemedicina no Brasil passam pelos avanços tecnológicos que, sistematicamente, propiciam muitos progressos.  Há equipamentos que facilitam tratamentos e diagnósticos mais eficazes, bem…

Paxlovid® (nirmatrelvir/ritonavir): o primeiro antiviral aprovado para uso na Covid leve no Brasil

Escritor Flávio P. Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 30 de março de 2022, para uso emergencial temporário, o Paxlovid® (nirmatrelvir + ritonavir), da farmacêutica Pfizer, é o primeiro antiviral oral aprovado para uso na Covid leve no Brasil.1
1 7 8 9 10 11

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.