Resultado da busca de hiv em Artigos

O Respondedor Imunológico Paradoxal: um Perfil Muito Peculiar de PVHA

Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca | Revisor Dr. Alexandre Naime Com o advento da terapia antirretroviral combinada e potente (TARV), houve drástica diminuição da morbimortalidade das pessoas que vivem com o HIV/aids (PVHA) devido a persistente supressão da carga viral e a recuperação, pelo menos de forma parcial, das contagens de células T CD4+.

Novo esquema de tratamento para Neurocriptococose em PVHA com dose única

Escrito por Flávio Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) A criptococose é uma micose sistêmica causada por fungos do gênero Cryptococcus, sendo o acometimento de sistema nervoso central pela doença a causa mais frequente de meningite oportunista nas pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).1 A doença pode se manifestar com meningite ou meningoencefalite, habitualmente de caráter subagudo, acometendo, geralmente, pacientes com contagem de LT-CD4+ abaixo de 100 céls/mm³.1

Hepatite por citomegalovírus: Quando suspeitar?

Escrito por Manuella Sobral (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A infecção por CMV é adquirida mais comumente durante a infância e início da idade adulta através da exposição a fluidos corporais contaminados (lágrimas, saliva, sêmen, sangue ou órgão transplantado); sendo, em adultos, mais comumente associada ao contato íntimo como beijos ou relação sexual.

Principais vias mutacionais ao Dolutegravir

Escritor Fernanda Conte (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) A terapia antirretroviral (TARV) engloba vários tipos de fármacos que atuam em diferentes fases do ciclo do HIV. As classes de antirretrovirais disponíveis incluem os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeo/nucleotídeo (ITRN/ITRNt)

Diagnóstico de Tuberculose Latente: Novas Alternativas

Escrito por Flávio Brandt (Revisor: Dr. Alexandre Naime) A Infecção Latente pela Tuberculose ou Tuberculose Latente (ILTB) refere-se à condição de estado de resposta imunológica...

Paxlovid® (nirmatrelvir/ritonavir): o primeiro antiviral aprovado para uso na Covid leve no Brasil

Escritor Flávio P. Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 30 de março de 2022, para uso emergencial temporário, o Paxlovid® (nirmatrelvir + ritonavir), da farmacêutica Pfizer, é o primeiro antiviral oral aprovado para uso na Covid leve no Brasil.1

A importância de manter a carga viral indetectável em pessoas vivendo com HIV/aids

A infecção pelo HIV é caracterizada por constante replicação do vírus e perda progressiva de células T CD4+...

HIV e ganho de peso: A correlação entre síndrome metabólica e a infecção pelo vírus

Escritora Stephanie Valentini Ferreira ProençaRevisor Dr. Alexandre Naime Barbosa Em 1981 os primeiros casos de HIV foram documentados, e com eles, o medo e o desafio…

Simplificação da terapia antirretroviral do HIV

Escritora Juliana OslenRevisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A monoterapia com zidovudina (AZT) foi a primeira tentativa de controlar a replicação do HIV. Logo após, a…

Fatores que Afetam a Progressão da Infecção pelo HIV

Escritora Fernanda ConteRevisor Dr. Alexandre Barbosa Naime O curso da infecção pelo HIV distingue-se em 3 fases: aguda, crônica e aids. Considerando a história natural…
1 2 3 4

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.