Todos os últimos artigos

Monkeypox: manifestação clínica de casos confirmados no atual surto global

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Em 7 de maio de 2022, no Reino Unido, foi confirmado o 1º caso do atual surto global…

Molnupiravir: uma nova opção no tratamento da Covid leve

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Após os já aprovados nirmatrelvir/ritonavir (Paxlovid®) e rendesivir (Veklury®), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 04…

Estratégias atuais e futuras de rastreamento do câncer colorretal

Escrito por Marina Guedes de Souza| Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende O câncer colorretal (CCR) é a segunda causa de morte por câncer em todo o…

Intervenções dietéticas e Síndrome do Intestino Irritável: Existe algum benefício?

Escrito por Gabriela Bueno (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A Síndrome do Intestino Irritável é uma das doenças mais comuns do eixo cérebro-intestino, caracterizada pela alteração do hábito intestinal associada a dor abdominal recorrente na ausência de doenças orgânicas detectáveis. A prevalência na população geral, baseada nos critérios de Roma IV, é de 4,1%. A doença tem um impacto importante na qualidade de vida dos pacientes e a maioria deles associa seus sintomas gastrointestinais à ingestão de certos alimentos. As evidências cada vez mais indicam para modificações dietéticas, como a dieta pobre em oligo-, di- e monossacarídeos e polióis fermentáveis (FODMAP) como tratamento primário dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), assim como orientações de uma dieta saudável em geral, restrição de glúten, suplementação de fibras solúveis e a modulação da microbiota intestinal. 

Reposição de albumina na cirrose descompensada: Novas perspectivas

Escrito por Juarez Vasconcelos (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A cirrose hepática é uma importante causa de incapacidade e mortalidade em todo o mundo. Consiste numa inflamação prolongada e persistente do fígado, desencadeando fibrose; como resposta, pode haver a proliferação dos hepatócitos remanescentes,

PCABs: Uma nova opção de tratamento para DRGE

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) Os bloqueadores de ácido competitivos com o potássio (PCABs, do inglês, potassium competitive acid blockers) é uma nova classe de medicamentos usada no controle da doença do refluxo gastroesofágico que vem ganhando espaço nos últimos anos. Seu uso está empregado naqueles pacientes com refratariedade de controle de sintomas com uso de inibidores de bombas de prótons.

Elastografia hepática e sua importância no diagnóstico de doenças do fígado

Antes, o diagnóstico de hepatopatias só era possível com biópsia (remoção de um fragmento do fígado para análise). Além de mais demorado, o método é contraindicado em alguns casos, como ascite, atividade necro-inflamatória e congestão hepática.

Manifestações hepáticas na gravidez: o que o clínico precisa saber?

Escrito por Luana Santiago (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) Colestase intra-hepática da gravidez (CIHG) é uma condição colestática reversível que geralmente ocorre entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação. Tem como fatores desencadeantes idade materna acima de 35 anos, multiparidade, histórico de contraceptivos orais, realização de tratamento para a fertilidade e histórico da doença em gravidez anterior. 
1 12 13 14 15 16 21

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.