Todos os últimos artigos

Erradicação do Helicobacter Pylori e Câncer Gástrico: Uma análise crítica

Escrito por Anna Gabryela (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) Atualmente, o câncer gástrico (CG) ainda é considerado uma das causas mais comuns de morte por câncer no mundo, sendo responsável por cerca de 750.000 mortes por ano. Estima-se que aproximadamente 80% dos tumores gástricos malignos estejam associados à infecção pelo Helicobacter pylori (HP), sendo este considerado o fator etiológico mais importante, definido como carcinógeno classe 1 pela Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer.¹

A biocerâmica e seu impacto positivo na Ortopedia

Muitas são as funções que os biomateriais podem exercer no corpo humano, mas a principal é a regeneração de ossos e tecidos cartilaginosos. Algumas vezes, esses biomateriais têm origem na natureza, mas frequentemente podem ser produzidos em laboratório.

Hepatite por citomegalovírus: Quando suspeitar?

Escrito por Manuella Sobral (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A infecção por CMV é adquirida mais comumente durante a infância e início da idade adulta através da exposição a fluidos corporais contaminados (lágrimas, saliva, sêmen, sangue ou órgão transplantado); sendo, em adultos, mais comumente associada ao contato íntimo como beijos ou relação sexual.

Como trabalham os médicos especializados em Medicina do Esporte

A área da Medicina do Esporte, especialidade médica reconhecida oficialmente pelo Conselho Regional de Medicina, também atua na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos e novas técnicas que otimizam o rendimento e a qualidade de vida das pessoas praticantes de exercícios.

Esofagite Eosinofílica: Quando suspeitar e como tratar?

Escrito por Mariana Rocca (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A Esofagite Eosinofílica (EE) é uma doença inflamatória crônica, imunomediada, caracterizada por sintomas relacionados a queixas esofágicas e por infiltrado transmural do esôfago por eosinófilos1.

Hepatite autoimune aguda grave: Uma doença desafiadora

Escrito por Marina Souza (Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende) A hepatite autoimune (HAI) é uma doença necroinflamatória imunomediada do parênquima hepático. Acredita-se que a patogênese se relacione com uma interação entre fatores ambientais e fatores do hospedeiro, em indivíduos geneticamente susceptíveis.² Normalmente há um gatilho, muitas vezes desconhecido, que induz um insulto ao fígado.

Principais vias mutacionais ao Dolutegravir

Escritor Fernanda Conte (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) A terapia antirretroviral (TARV) engloba vários tipos de fármacos que atuam em diferentes fases do ciclo do HIV. As classes de antirretrovirais disponíveis incluem os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeo/nucleotídeo (ITRN/ITRNt)

Doença hepática gordurosa associada a disfunção metabólica (MAFLD): Nova nomenclatura e critérios diagnósticos

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença hepática gordurosa foi objeto de completa redefinição nos últimos anos por consensos de especialistas. A doença passou a ter novos critérios diagnósticos e uma classificação menos excludente.
1 14 15 16 17 18 21

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.