Todos os últimos artigos

Hepatite B e imunossupressão: como conduzir?

A infecção pelo vírus da Hepatite B ( HBV) é uma importante questão de saúde global, visto que aproximadamente um terço da população mundial apresenta infecção crônica pelo vírus ou já apresentou contato prévio com o mesmo.

Ferramentas Diagnósticas para casos Suspeitos de Malária

A infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, mesmo que tratáveis e evitáveis, ainda representam um grande desafio para a saúde pública nacional e internacional. 

Anorexia nervosa e manifestações gastrointestinais: Quando suspeitar?

Escrito por Gabriela de Souza Bueno| Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar complexo associado à alta morbidade e mortalidade e…

Tirzepatida: uma nova opção terapêutica para obesidade

A obesidade é a doença crônica mais prevalente em todo o mundo, afetando aproximadamente 650 milhões de adultos.

Monkeypox: manifestação clínica de casos confirmados no atual surto global

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Em 7 de maio de 2022, no Reino Unido, foi confirmado o 1º caso do atual surto global…

Molnupiravir: uma nova opção no tratamento da Covid leve

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Após os já aprovados nirmatrelvir/ritonavir (Paxlovid®) e rendesivir (Veklury®), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 04…

Estratégias atuais e futuras de rastreamento do câncer colorretal

Escrito por Marina Guedes de Souza| Revisado por Dra. Rosamar E. F. Rezende O câncer colorretal (CCR) é a segunda causa de morte por câncer em todo o…

Intervenções dietéticas e Síndrome do Intestino Irritável: Existe algum benefício?

Escrito por Gabriela Bueno (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A Síndrome do Intestino Irritável é uma das doenças mais comuns do eixo cérebro-intestino, caracterizada pela alteração do hábito intestinal associada a dor abdominal recorrente na ausência de doenças orgânicas detectáveis. A prevalência na população geral, baseada nos critérios de Roma IV, é de 4,1%. A doença tem um impacto importante na qualidade de vida dos pacientes e a maioria deles associa seus sintomas gastrointestinais à ingestão de certos alimentos. As evidências cada vez mais indicam para modificações dietéticas, como a dieta pobre em oligo-, di- e monossacarídeos e polióis fermentáveis (FODMAP) como tratamento primário dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), assim como orientações de uma dieta saudável em geral, restrição de glúten, suplementação de fibras solúveis e a modulação da microbiota intestinal. 
1 10 11 12 13 14 20

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.