Resultado da busca de aids em Artigos

Principais vias mutacionais dos ITRNs Timidínicos (AZT e TDF)

Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime O HIV tem alta capacidade replicativa e, consequentemente, elevada taxa de mutação, as quais se acumulam a…

Estratégia “Caso Índice” para reduzir o gap de diagnóstico de Infecção pelo HIV

Escritor por Fernanda Conte| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Estima-se que, ao final de 2020, haviam, no Brasil, cerca de 936 mil pessoas vivendo com HIV (PVHIV),…

Formas clínicas da Paracoccidioidomicose

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Causada por duas principais espécies de fungos, o Paracoccidioides brasiliensis e o Paracoccidioides lutzii, a paracoccidioidomicose (PCM) é…

Islatravir: um novo antirretroviral, de classe nova para o tratamento e prevenção do HIV

Escrito por Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Apesar da eficácia e segurança da terapia antirretroviral (TARV), novas opções de tratamento são necessárias para atender às…

O que muda no tratamento da Hepatite C com a nova Nota Técnica do Ministério da Saúde

Escritor: Arthur Tonani Pereira Cançado RibeiroRevisor: Dr. Alexandre Barbosa Naime O vírus da hepatite C (VHC) apresenta como gênero hepacivirus e guarda semelhanças com outros patógenos do…

O Respondedor Imunológico Paradoxal: um Perfil Muito Peculiar de PVHA

Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca | Revisor Dr. Alexandre Naime Com o advento da terapia antirretroviral combinada e potente (TARV), houve drástica diminuição da morbimortalidade das pessoas que vivem com o HIV/aids (PVHA) devido a persistente supressão da carga viral e a recuperação, pelo menos de forma parcial, das contagens de células T CD4+.

Novo esquema de tratamento para Neurocriptococose em PVHA com dose única

Escrito por Flávio Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) A criptococose é uma micose sistêmica causada por fungos do gênero Cryptococcus, sendo o acometimento de sistema nervoso central pela doença a causa mais frequente de meningite oportunista nas pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).1 A doença pode se manifestar com meningite ou meningoencefalite, habitualmente de caráter subagudo, acometendo, geralmente, pacientes com contagem de LT-CD4+ abaixo de 100 céls/mm³.1

Principais vias mutacionais ao Dolutegravir

Escritor Fernanda Conte (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) A terapia antirretroviral (TARV) engloba vários tipos de fármacos que atuam em diferentes fases do ciclo do HIV. As classes de antirretrovirais disponíveis incluem os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeo/nucleotídeo (ITRN/ITRNt)

A importância de manter a carga viral indetectável em pessoas vivendo com HIV/aids

A infecção pelo HIV é caracterizada por constante replicação do vírus e perda progressiva de células T CD4+...

Tenofovir Alafenamida: Uma nova opção de tratamento para hepatite B

Escritora Mariana AlvesRevisora Dra. Rosamar E. F. Rezende A hepatite B é um importante problema de saúde pública. Aproximadamente 250 milhões de indivíduos no mundo apresentam…
1 2 3

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.