Todos as últimas notícias

Modelo de IA reduz falsos positivos em mamografias de rastreamento

Um sistema de rastreamento de câncer de mama semiautônomo reduz falsos positivos em mamografias de rastreamento, de acordo com um estudo publicado online em 10…

Detecção de pólipos serrilhados melhora com uso de Propofol durante colonoscopia

Um estudo publicado na revista Anesthesiology em 17 de abril sugere que a sedação com propofol durante a colonoscopia está associada a uma melhoria na detecção de pólipos serrilhados. O estudo, conduzido por Aurora N. Quaye, M.D., do Maine Medical Center em Portland, analisou dados observacionais de pacientes com mais de 50 anos que realizaram colonoscopias de rastreio ou vigilância entre 1º de janeiro de 2015 e 28 de fevereiro de 2020.

IA pode ser útil no gerenciamento de polifarmácia

ChatGPT demonstra potencial no gerenciamento de polifarmácia e na desprescrição de medicamentos entre idosos, segundo estudo publicado online em 18 de abril no Journal of…

Medicamentos para HIV Podem Reduzir o Risco de Doença de Alzheimer? Um Estudo Promissor Revela Novas Possibilidades

Pesquisadores do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute em La Jolla, CA, sugerem que medicamentos comumente usados no tratamento do HIV podem oferecer novas oportunidades no tratamento da doença de Alzheimer. Este artigo explora o estudo publicado na revista Pharmaceuticals, que analisou os efeitos dos inibidores da transcriptase reversa em mais de 225.000 indivíduos, mostrando uma redução significativa na ocorrência de Alzheimer entre os participantes.

Uso de agonistas do receptor GLP1 não parece aumentar o risco de câncer de tireoide

Um estudo publicado em 10 de abril no The BMJ indica que o uso de agonistas do receptor de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP1) não…

Efeito de Dose Única de Vacina contra Dengue em Crianças nas Filipinas

O quê? Este estudo avaliou o risco de dengue virologicamente confirmada em crianças nas Filipinas que receberam ou não uma dose única da vacina CYD-TDV…

Desafios na Vacinação de Bebês Expostos a Infliximabe

Recentes orientações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselham o uso de vacinas vivas em bebês expostos in utero ao infliximabe, um medicamento anti-TNF frequentemente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas como a doença inflamatória intestinal (DII). Este artigo explora as complexidades e as implicações dessas recomendações, destacando a necessidade de uma base de evidências robusta e práticas informadas para a vacinação desses bebês.

Correlação Entre Tipos Corporais e Risco Aumentado de Câncer Colorretal: Uma Análise Global

Pesquisas recentes indicam que a altura e a acumulação de gordura na região central do corpo estão associadas a um risco aumentado de câncer colorretal, independente da ancestralidade do indivíduo. Este estudo analisou dados de 329.828 participantes do UK Biobank, abrangendo diversas origens étnicas, e reforçou que tais características físicas são marcadores importantes de risco para essa doença.
1 2 3 10

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.