Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas, mundialmente, já foram infectadas pelo vírus da hepatite B (HBV) em algum momento da vida, sendo que, dentre elas, cerca de 290 milhões estejam cronicamente infectadas.1,2
Assunto de extrema relevância em saúde pública, a sepse passou por modificações conceituais ao longo das últimas décadas, juntamente com os avanços na compreensão dos seus mecanismos fisiopatológicos.
A infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, mesmo que tratáveis e evitáveis, ainda representam um grande desafio para a saúde pública nacional e internacional.
Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Em 7 de maio de 2022, no Reino Unido, foi confirmado o 1º caso do atual surto global…
Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca | Revisor Dr. Alexandre Naime
Com o advento da terapia antirretroviral combinada e potente (TARV), houve drástica diminuição da morbimortalidade das pessoas que vivem com o HIV/aids (PVHA) devido a persistente supressão da carga viral e a recuperação, pelo menos de forma parcial, das contagens de células T CD4+.
Escrito por Mellanie Fontes-Dutra (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
Segundo os autores, a partir da análise da proteção com a CoronaVac, num contexto de alta circulação da variante Ômicron, a vacina apresentou uma efetividade em prevenir a infecção de 38.2%. As efetividades na prevenção de hospitalizações e internação em unidades de terapia intensiva (UTI) foram de 64,6% e 69%, respectivamente. As estimativas de efetividade na prevenção de óbitos não puderam ser realizadas neste estudo em virtude de apenas dois óbitos terem sido observados no grupo não-vacinado durante o período de investigação.
Escrito por Flávio Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
O rendesivir é um pró-fármaco de um análogo de nucleosídeo.2 Sofre metabolização intracelular até a forma ativa de nucleosídeo trifosfato de rendesivir em diversos tipos celulares, atuando como um análogo de adenosina trifosfato (ATP) e competindo com o substrato natural da ATP na incorporação de novas cadeias de ácido ribonucleico (RNA) da RNA polimerase RNA-dependente (RdRP) do SARS-CoV-2, resultando em terminação de cadeia atrasada durante a replicação viral.2 É um inibidor fraco das polimerases DNA e RNA de mamíferos, tendo pouco potencial de toxicidade mitocondrial.2
Escrito por Flávio Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
A criptococose é uma micose sistêmica causada por fungos do gênero Cryptococcus, sendo o acometimento de sistema nervoso central pela doença a causa mais frequente de meningite oportunista nas pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).1 A doença pode se manifestar com meningite ou meningoencefalite, habitualmente de caráter subagudo, acometendo, geralmente, pacientes com contagem de LT-CD4+ abaixo de 100 céls/mm³.1
Escritor Fernanda Conte (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
A terapia antirretroviral (TARV) engloba vários tipos de fármacos que atuam em diferentes fases do ciclo do HIV. As classes de antirretrovirais disponíveis incluem os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeo/nucleotídeo (ITRN/ITRNt)
Escritora Stephanie Valentini Ferreira Proença | Revisor Dr. Alexandre Naime Barbosa O uso indiscriminado de antimicrobianos tem gerado um problema de preocupação global: a resistência antimicrobiana.…
NEWSLETTER MEDICTALKS
As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.
Crie sua conta gratuita para acessar este e muitos outros conteúdos exclusivos
Preencha o e-mail para iniciar o cadastro ou fazer login
Você já possui conta, realize o login:
Crie sua conta gratuita para acessar este e muitos outros conteúdos exclusivos