Resultado da busca de covid em Artigos

Papel de destaque da enfermagem contra HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais e ISTs

A enfermagem desempenha um papel fundamental no combate a doenças infecciosas, como o HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento clínico eficiente e a atuação dos profissionais de enfermagem são essenciais para prevenir a propagação dessas doenças e garantir o cuidado adequado aos pacientes atendidos. Como os números de casos de HIV/AIDS (1.088.536), tuberculose (68.271), hepatites virais (718.651) e sífilis ( 1.035.942) são alarmantes, é importante entender como a enfermagem tem se destacado no enfrentamento dessas doenças no Brasil.

Inteligência artificial na prática clínica: como os médicos podem se beneficiar?

uma pesquisa da consultoria PwC de 2016, pelo menos 54% dos participantes não percebem problema no uso da inteligência artificial na prática clínica. Ou seja, os entrevistados aceitariam ser atendidos por um robô.

Imunização para o atleta

Escrito por Dr. Rodrigo Gibin As vacinas são importantes ferramentas de promoção da Saúde Pública e Individual. Embora não seja muito divulgado, o ATLETA constitui um…

Janeiro Roxo – Mês de Conscientização da Hanseníase

O mês de janeiro é voltado para ações de busca ativa e conscientização da Hanseníase, doença infecciosa incapacitante, mas que tem cura com diagnóstico precoce.

Recomendações para a Vacinação Infantil contra a Covid-19

Escritor: Arthur Tonani Pereira Cançado RibeiroRevisor: Dr. Alexandre Barbosa Naime Em análise epidemiológica desde o início da pandemia da covid-19 no Brasil, foram notificadas cerca de 34…

Imunização passiva na prevenção da Covid-19: uso do Tixagevimabe + Cilgavimabe

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Desde o surgimento da Covid-19, diversas alternativas terapêuticas e preventivas contra o SARS-CoV-2 têm surgido.1 A vacinação teve,…

Queda nas Taxas de Vacinação no Brasil e a Importância de Campanhas de Imunização

Escrito por Mellanie Fontes-Dutra| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A trajetória da espécie humana pode ser contada por diferentes perspectivas e, uma delas, é a partir das…

Impacto econômico da sepse

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A sepse, uma síndrome de anormalidades bioquímicas, fisiológicas e patológicas induzidas por infecção, é um assunto de importância…

Molnupiravir: uma nova opção no tratamento da Covid leve

Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Após os já aprovados nirmatrelvir/ritonavir (Paxlovid®) e rendesivir (Veklury®), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 04…

Resultados de Efetividade da Coronavac para Crianças entre 3 a 5 anos

Escrito por Mellanie Fontes-Dutra (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) Segundo os autores, a partir da análise da proteção com a CoronaVac, num contexto de alta circulação da variante Ômicron, a vacina apresentou uma efetividade em prevenir a infecção de 38.2%. As efetividades na prevenção de hospitalizações e internação em unidades de terapia intensiva (UTI) foram de 64,6% e 69%, respectivamente. As estimativas de efetividade na prevenção de óbitos não puderam ser realizadas neste estudo em virtude de apenas dois óbitos terem sido observados no grupo não-vacinado durante o período de investigação.
1 2 3

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.