Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A emergência da resistência antimicrobiana é um dos principais desafios da atualidade e afeta não só indivíduos, mas…
uma pesquisa da consultoria PwC de 2016, pelo menos 54% dos participantes não percebem problema no uso da inteligência artificial na prática clínica. Ou seja, os entrevistados aceitariam ser atendidos por um robô.
Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A profilaxia pré-exposição (PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis) é uma das ferramentas de prevenção combinada, estratégia que…
A nanotecnologia farmacêutica revoluciona a medicina, bem como outros setores da ciência, como engenharia, física e química. E isso não se trata de ficção científica…
Escrito por Mellanie Fontes-Dutra| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A trajetória da espécie humana pode ser contada por diferentes perspectivas e, uma delas, é a partir das…
Escrito por Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Apesar da eficácia e segurança da terapia antirretroviral (TARV), novas opções de tratamento são necessárias para atender às…
Você já parou para pensar sobre qual é a função do Big Data na área da saúde?
Pois em um mundo digital, o Big Data surgiu com uma proposta inteligente de manipular um grande volume de dados, especialmente na área da saúde.
Antes, o diagnóstico de hepatopatias só era possível com biópsia (remoção de um fragmento do fígado para análise). Além de mais demorado, o método é contraindicado em alguns casos, como ascite, atividade necro-inflamatória e congestão hepática.
Escrito por Mellanie Fontes-Dutra (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
Segundo os autores, a partir da análise da proteção com a CoronaVac, num contexto de alta circulação da variante Ômicron, a vacina apresentou uma efetividade em prevenir a infecção de 38.2%. As efetividades na prevenção de hospitalizações e internação em unidades de terapia intensiva (UTI) foram de 64,6% e 69%, respectivamente. As estimativas de efetividade na prevenção de óbitos não puderam ser realizadas neste estudo em virtude de apenas dois óbitos terem sido observados no grupo não-vacinado durante o período de investigação.
Neste artigo, vamos conhecer as principais vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente e entender sua importância na medicina atual. Assim, se você ainda tem dúvidas a respeito desse assunto, conseguirá entender por que tantos profissionais estão deixando de lado os prontuários antigos de papel e adotando o PEP.
NEWSLETTER MEDICTALKS
As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.
Crie sua conta gratuita para acessar este e muitos outros conteúdos exclusivos
Preencha o e-mail para iniciar o cadastro ou fazer login
Você já possui conta, realize o login:
Crie sua conta gratuita para acessar este e muitos outros conteúdos exclusivos