Resultado da busca de news em Artigos

Elastografia hepática e sua importância no diagnóstico de doenças do fígado

Antes, o diagnóstico de hepatopatias só era possível com biópsia (remoção de um fragmento do fígado para análise). Além de mais demorado, o método é contraindicado em alguns casos, como ascite, atividade necro-inflamatória e congestão hepática.

Resultados de Efetividade da Coronavac para Crianças entre 3 a 5 anos

Escrito por Mellanie Fontes-Dutra (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime) Segundo os autores, a partir da análise da proteção com a CoronaVac, num contexto de alta circulação da variante Ômicron, a vacina apresentou uma efetividade em prevenir a infecção de 38.2%. As efetividades na prevenção de hospitalizações e internação em unidades de terapia intensiva (UTI) foram de 64,6% e 69%, respectivamente. As estimativas de efetividade na prevenção de óbitos não puderam ser realizadas neste estudo em virtude de apenas dois óbitos terem sido observados no grupo não-vacinado durante o período de investigação.

Principais vantagens do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente)

Neste artigo, vamos conhecer as principais vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente e entender sua importância na medicina atual. Assim, se você ainda tem dúvidas a respeito desse assunto, conseguirá entender por que tantos profissionais estão deixando de lado os prontuários antigos de papel e adotando o PEP.

A biocerâmica e seu impacto positivo na Ortopedia

Muitas são as funções que os biomateriais podem exercer no corpo humano, mas a principal é a regeneração de ossos e tecidos cartilaginosos. Algumas vezes, esses biomateriais têm origem na natureza, mas frequentemente podem ser produzidos em laboratório.

Como trabalham os médicos especializados em Medicina do Esporte

A área da Medicina do Esporte, especialidade médica reconhecida oficialmente pelo Conselho Regional de Medicina, também atua na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos e novas técnicas que otimizam o rendimento e a qualidade de vida das pessoas praticantes de exercícios.

Agonistas GLP1 e Esteatohepatite não alcoólica: O que o hepatologista precisa saber?

Escrito por Felipe Mendonça (Revisado por Dra. Rosamar Rezende) A doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) abrange um amplo espectro de alterações hepáticas, desde o acúmulo isolado de gordura (esteatose), até situações em que se associa com infiltrado inflamatório lobular e balonização de hepatócitos

Como as cirurgias robóticas assistidas estão transformando os procedimentos

É inegável o impacto que os avanços tecnológicos das últimas décadas têm feito em todas as áreas da vida do ser humano, e na medicina…

“Bafômetro” aprovado para Covid-19: como funciona?

O “bafômetro” InspectIR COVID-19, segundo a nota da agência, oferece resultados em até três minutos, e pode ser realizado...

Terapia Gênica para HIV – Uma estratégia para cura

Definir os caminhos científicos necessários para eliminar o vírus da imunodeficiência humana (HIV) continua sendo uma...
1 2

Tópicos em alta

NEWSLETTER MEDICTALKS As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.