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No que consiste o atendimento hospitalar humanizado?

Tema que ganha cada vez mais relevância na área da saúde, a humanização hospitalar tornou-se um grande diferencial para instituições que visam transformar o seu relacionamento com o público.

Apesar de ser bem conhecida, nem todos os estabelecimentos e profissionais conhecem os benefícios ou como praticar a metodologia. Afinal, tudo começa pela mudança de pensamento e a vontade de oferecer o melhor aos pacientes e seus familiares.

Neste artigo, você irá entender melhor o que é, como funciona e por que é importante implementar um atendimento hospitalar humanizado no dia a dia. Siga acompanhando!

O que é a humanização hospitalar?

Este conceito consiste na aplicação de práticas e recursos voltados para melhorar e “humanizar” as relações dos profissionais com os seus pacientes e demais pessoas presentes no ambiente hospitalar.

A humanização significa que a assistência será menos engessada e toda a gestão de serviços terá foco na totalidade do indivíduo, não apenas em sua enfermidade. Isso quer dizer que o contato vai além das orientações sobre doenças e exames.

O atendimento humanizado em hospitais e clínicas diz respeito a ouvir, entender e acolher. Mas, não são apenas os médicos que devem desenvolver essa metodologia. Para que a experiência seja a melhor possível, todos os funcionários devem saber como agir.

Veja no próximo tópico os benefícios de implantar a metodologia.

3 benefícios do atendimento hospitalar humanizado

Criar esse vínculo com as pessoas que frequentam o estabelecimento de saúde promove ganhos fundamentais. Confira os maiores benefícios de implementar o atendimento humanizado hospitalar:

  1. Gera calma e segurança nos pacientes

Toda a cordialidade no atendimento faz com que o paciente sinta-se confortável para falar com o médico, mesmo sobre aqueles assuntos e enfermidades mais temidos.

A confiança e a tranquilidade promovidas contribuem em diagnósticos mais precisos, além de fazer com que a pessoa responda melhor aos tratamentos e recursos clínicos.

  • Fideliza os pacientes

Quando o indivíduo gosta do atendimento e se sente bem-recebido no estabelecimento, ele não pensará duas vezes ao escolher a unidade de saúde novamente, caso precise.

Desse modo, todos os esforços para aplicar a humanização valerão a pena, já que a retenção dessas pessoas será um ponto muito positivo para fidelizar os pacientes.

  • Fortalece a imagem do negócio

Para atrair novos pacientes, investidores e destacar-se positivamente, não há nada mais eficiente do que contar com relatos do atendimento.

Quando eles espalham o quão boa é a experiência e as condições de trabalho, a reputação e a imagem institucional da marca melhoram drasticamente.

Conheça o conceito de anamnese clínica

O termo adotado pela medicina é considerado o primeiro passo do atendimento. Isso porque é o “exercício mental” feito pelo paciente para lembrar o que está sentindo, prováveis situações que podem ter levado à enfermidade ou incômodos.

Nesta etapa, o profissional entende melhor o indivíduo, o principal problema, os sintomas e os hábitos de vida. Depois, ele averigua a relação da pessoa com a doença ou outras relativas, se há histórico familiar, observa a linguagem não verbal, e assim por diante.

Esse diálogo funciona como uma triagem, que irá direcionar as próximas ações do médico, como analisar parâmetros clínicos (reflexos neurais, pressão arterial, etc.). Com as informações em mãos, será mais fácil diagnosticar ou indicar os devidos medicamentos.

Mas, o que isso tem a ver com o atendimento humanizado? Tudo! É fundamental adotar condutas humanizadas para não causar desconfortos, fazer com que o paciente se abra mais facilmente e identificar possíveis doenças com maior precisão.

Por que a sua equipe deve exercer o atendimento humanizado?

A mudança de pensamento e de cultura interna é o primeiro passo para aplicar a humanização. Contudo, essa diretriz não diz respeito apenas ao médico, mas sim a toda a equipe que atua com ele em clínicas e hospitais.

Exercer a empatia e a gentileza em todos os processos melhora consideravelmente o ambiente de trabalho, diminuindo possíveis hostilidades em momentos de tensão, e faz com que a rotina flua da melhor maneira.

Isso também é válido na relação entre os funcionários. Se o respeito e a afetividade prevalecem, a produtividade aumenta e ocorre a redução da rotatividade de profissionais no espaço hospitalar.

Como desenvolver o atendimento hospitalar humanizado?

Independentemente se você está abrindo uma clínica agora ou já atua em um ambiente hospitalar, aplicar o atendimento humanizado não é uma tarefa difícil. As práticas são simples e só precisam da dedicação de toda a equipe para funcionar.

Uma das primeiras ações é tratar o paciente de modo personalizado. Ou seja, chamar pelo nome, não generalizar os seus sintomas, evitar o uso de termos técnicos, explicar os procedimentos com calma e demonstrar suporte para eventuais dúvidas é o começo.

Quando for possível, realize a desospitalização do indivíduo para humanizar o tratamento. Essa liberação tem o propósito de fazer com que a recuperação seja mais rápida e eficiente, pois a pessoa estará em um espaço acolhedor e próximo de familiares e amigos especiais.

Outro ponto importante é o investimento em estrutura de qualidade. Para prestar a melhor assistência, torna-se crucial dispor de equipamentos de ponta, contar com profissionais atualizados e qualificados e disponibilizar uma infraestrutura aconchegante para o paciente e os visitantes.

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