Artigos

Como um software para clínicas médicas pode beneficiar o dia a dia dos profissionais?

Medictalks Tech
Como um software para clínicas médicas pode beneficiar o dia a dia dos profissionais?

Software para clínicas médicas é um produto cada vez mais indispensável. Afinal, por mais que muitas rotinas possam ser feitas à moda antiga, é inegável que os aplicativos específicos ajudam, e muito, no dia a dia. 
Isso porque é preciso gerir clínicas e consultórios cada vez mais de maneira profissional. Para além da otimização do tempo do médico e da melhoria dos atendimentos, há questões que dizem respeito ao próprio funcionamento do local, como gastos para manutenção do espaço e controle de insumos. 
Além disso, a telemedicina é uma realidade. E um bom software para clínicas médicas é capaz de agregar tudo isso. 

Para que serve um software para clínicas médicas? 
De modo geral, podemos dizer que ele serve para aumentar a eficiência de uma clínica ou consultório. Aplicativos do tipo ajudam a otimizar o atendimento, tanto na fila de espera quanto no momento da consulta. Além disso, eles auxiliam na gestão financeira e de insumos da clínica. 

Atendimento personalizado 
Um bom software para clínicas médicas permite ao médico configurá-lo de forma a oferecer para cada paciente um modelo personalizado. 
Afinal, como cada paciente tende a ter uma necessidade própria, com diferentes abordagens, possuir um aplicativo que permita criar interfaces adequadas facilita muito o atendimento, dando ganho de tempo ao médico. 

Acompanhamento e prescrição 
Quase todo software para clínicas médicas oferece suporte para se manter um histórico do paciente. Lembra, por exemplo, do velho prontuário em papel? 
Ele ainda pode existir, mas estar disponível a poucos cliques – sobretudo em nuvem, o que permite seu acesso a qualquer momento e de qualquer lugar – otimiza o tempo. 
Além disso, os aplicativos permitem que se faça prescrição de tratamento a distância, com envio de receitas via SMS. A criptografia nesses casos permite que até mesmo medicamentos controlados possam ser adquiridos, graças à integração com os sistemas de farmácias.
Esse armazenamento em nuvem e criptografia de dados traz ainda a garantia do sigilo e proteção de dados dos pacientes. Assim, é possível identificar quem fez o acesso aos dados, bem como o momento em que isso ocorreu. 

Controle de insumos 
Gerenciar uma clínica ou um consultório médico exige tarefas administrativas que, muitas vezes, podem tomar tempo do médico. Um bom software para clínicas médicas, contudo, consegue contornar isso facilmente. 
O controle de insumos é um bom caso a se analisar. É comum, por exemplo, que consultórios tenham armazenados itens para curativos, alguns tipos de medicamentos ou produtos de primeiros socorros. Para além deles, materiais básicos de expediente, como folhas de papel ou produtos de higiene, também fazem parte do cotidiano. 
Com um aplicativo adequado, o estoque de tudo isso fica disponível em tempo real, facilitando seu controle. 

Gerenciamento financeiro da clínica 
Muitos médicos às vezes acabam deixando o gerenciamento financeiro da clínica em segundo plano – o que é um grande equívoco. A questão é que o número elevado de consultas, cirurgias, congressos e outros eventos acabam tomando praticamente todo o tempo. 
O problema é que gerir as finanças da clínica é uma parte muito importante do processo. 
É por essa razão que um bom software para clínicas médicas deve abordar também essa atividade, e os melhores aplicativos à disposição no mercado trazem módulos para tal. 

Conheça bons exemplos de software para clínicas médicas 
Agora que você já sabe como softwares para clínicas podem beneficiá-lo no dia a dia da atividade médica, vamos apresentar alguns dos mais utilizados. Isso ajudará você no momento de fazer a escolha pelo mais adequado para o seu caso. 

iClinic 
O iClinic é um software para clínicas médicas dos mais completos. O programa tem origem nacional e oferece soluções para as mais variadas atividades de um consultório, da fila de espera à prescrição médica. 
Entre as ferramentas disponíveis estão o agendamento de consulta online, prontuários e prescrições eletrônicas, envio automatizado de lembretes para os pacientes e controle financeiro.
O médico também poderá acompanhar o tempo de duração de cada atendimento, e os dados coletados têm validade jurídica. Afinal, segundo a empresa que o produz, todos os dados possuem criptografia e segurança semelhante à de softwares de bancos. 
A interface é amigável, e o iClinic conta com suporte online para o caso de dúvidas ou problemas. 
Além disso, é possível acessar o software a partir de qualquer lugar. O programa tem uma assinatura mensal, com diferentes preços, a depender do total de funcionalidades que se queira. 

Tasy 
Mais do que um programa para consultórios médicos, o Tasy é um software de gestão hospitalar. Quem o desenvolveu foi a Philips, e o produto é considerado um dos mais completos do mercado. 
Além de bastante funcional, o sistema possui alto grau de segurança, assegurando a proteção de dados confidenciais dos pacientes. 
Somente no Brasil, mais de 950 instituições de saúde utilizam o software, o que inclui hospitais, bancos de sangue e operadoras de planos de saúde – além, é claro, de dezenas de clínicas médicas. 
Entre os diferenciais do Tasy estão o gerenciamento dos processos de entrada e saída, e integração e simplificação de processos. Isso permite, por exemplo, um controle maior dos fluxos de trabalho, sejam eles da própria atuação médica, quanto administrativos. 

Totvs 
Este é um dos sistemas de maior penetração no mercado brasileiro. O Totvs existe há mais de três décadas, com utilização em diferentes ramos de atividade, não apenas na área da saúde. 
Apesar disso, ele entra na nossa lista de software para clínicas médicas porque possui um módulo que se dedica a consultórios, clínicas e hospitais. 
Segundo a empresa, todos os dias, mais de sete mil médicos utilizam seu software médico. Ele está disponível para mais de 50 especialidades médicas. 
Entre as atividades possíveis estão recursos para telemedicina e prontuário médico, além de gerenciamento de pacientes. 
A contratação do Totvs se dá através de diferentes tipos de assinatura. O valor é mais em conta do que o iClinic. 

Whitebook
O Whitebook tem uma proposta um pouco diferente dos anteriores. Ele entra na nossa seleção de bons softwares para clínicas médicas porque indicamos para médicos plantonistas. 
Quem desenvolveu o aplicativo foi o Pebmed. O software traz informações atuais sobre doenças e procedimentos – tudo em português -, auxiliando os médicos quando surgirem dúvidas urgentes, por exemplo. 
O Whitebook tem uma opção para assinatura, mas a versão básica é gratuita. Além de ser possível instalar no seu computador, ele também está disponível para Android e iOS.

Baixe o app

Pronto para fazer parte
da rede Medictalks?

Baixe o app

Baixe o aplicativo e tenha acesso a todos os
benefícios de fazer parte da Medictalks.
Acesso realtime, na palma da mão!