Notícia

As múltiplas vantagens da inteligência artificial na medicina

A inteligência artificial na medicina já não é mais ficção científica.

Nos últimos anos, o uso das tecnologias, como big data, dispositivos vestíveis e machine learning, têm se tornado uma realidade na saúde.

Além da possibilidade de analisar uma grande quantidade de dados dos pacientes, a inteligência artificial ajuda a reduzir custos, a melhorar o diagnóstico e a garantir melhores tratamentos.

Quer conhecer mais vantagens da inteligência artificial na medicina? Então, continue a leitura até o final.

Quais as 9 principais vantagens da inteligência artificial na medicina?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a inteligência artificial é uma ciência capaz de imitar o comportamento humano, com o objetivo de automatizar tarefas.

Nesse sentido, é fácil entender por que várias áreas da medicina receberam um grande avanço, tanto no banco de dados dos pacientes quanto no tratamento de doenças. É porque, dessa forma, médicos conseguem diagnosticar com mais precisão algum problema de saúde para buscar um tratamento mais adequado.

Veja essas e outras vantagens da inteligência artificial na medicina, a seguir.

1. Agiliza o diagnóstico com base no resultado dos exames

Há um tempo, os pacientes buscavam uma segunda ou terceira opinião sobre o resultado dos exames. Seja porque o resultado nunca era satisfatório, seja por conta de erros de diagnóstico.

Mas com a inteligência artificial na medicina isso acabou!

O uso de um programa de computador consegue superar os especialistas na identificação de doenças com incrível precisão. Dessa forma, fica mais fácil reconhecer exames diversos, como as mamografias e as tomografias ópticas, e obter um diagnóstico definitivo.

2. Identifica sintomas com mais precisão

Ainda sobre um diagnóstico definitivo, a inteligência artificial na medicina consegue identificar problemas e complicações de saúde a partir dos sintomas do paciente.

O Google, por exemplo, desenvolveu o TensorFlow, uma ferramenta capaz de identificar complicações através de imagens e comparar com imagens semelhantes.

Além disso, a partir do histórico do paciente, a ferramenta consegue fazer associações entre os sintomas para descobrir possíveis doenças.

3. Busca o melhor tratamento de doenças, um dos grandes benefícios da inteligência artificial na medicina

Com um diagnóstico preciso, o tratamento de doenças se torna uma grande vantagem do uso da inteligência artificial na medicina.

Isso porque o desenvolvimento de algoritmos tem como base a literatura científica e os dados clínicos do paciente, auxiliando os médicos na busca dos melhores tratamentos para cada caso.

Além disso, a melhora na qualidade de vida dos pacientes é nítida, uma vez que a inteligência artificial colabora para encontrar os medicamentos mais seguros.

4. Monitora remotamente o quadro do paciente

A inteligência artificial na medicina também melhora a relação entre médico e paciente. Isso é feito com a participação do profissional na vida do paciente mesmo quando ele está fora do ambiente hospitalar.

Essa interação só é possível com a ajuda dos wearables (dispositivos vestíveis), que ajudam a emitir alerta ao médico quando há uma piora no quadro de saúde do paciente.

Em outras palavras, dispositivos como relógios, pulseiras e roupas fazem o acompanhamento médico remotamente, assim, ninguém precisa sair de casa para realizar uma rápida consulta.

5. Recupera dados dos pacientes

Já tem alguns anos que o uso da nuvem (cloud computing, em inglês) tem se tornado o melhor meio de armazenamento de dados.

Além de ser mais fácil recuperar qualquer informação, a nuvem também é mais segura do que armazenar em CD’s, pen drives ou, ainda, na forma física.

Por isso, essa tecnologia é outra vantagem na medicina, já que a inteligência artificial contribui na digitalização de laudos e também no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

6. Organiza agendas e documentos

Antigamente, as agendas de compromissos dos profissionais eram em formato físico – e, talvez, ainda existem médicos que preferem o uso do papel.

No entanto, a inteligência artificial contribui com a saúde de maneira geral, tanto na identificação de doenças quanto na organização de documentos.

Dessa forma, os profissionais podem encontrar mais rapidamente as informações sobre o paciente, reduzir filas e melhorar o atendimento, tudo isso com a inteligência artificial.

7. Prevê riscos de doenças

Outro benefício da inteligência artificial na medicina é a possibilidade de identificar riscos de doenças. Isso é feito com o auxílio de algoritmos, big data e do PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente.

Inclusive, essa vantagem também tem relação com os wearables devices (dispositivos vestíveis), que monitoram um paciente que já possui diagnóstico e segue em tratamento.

Contudo, não é somente o paciente que tem esse benefício, mas também todas as pessoas de uma comunidade ou país. Afinal, é dessa maneira que cientistas descobrem evidências de uma epidemia ou pandemia, e podem emitir alertas e encontrar meios de prevenção.

8. Realiza cirurgias à distância

As cirurgias ganharam um avanço tecnológico com a chegada da inteligência artificial na medicina. Agora, é possível realizar cirurgias robóticas ou obter apoio de especialistas estrangeiros sem que eles precisem vir ao país.

A exemplo do que aconteceu no SUS, onde gêmeos unidos pelo crânio foram separados com a ajuda de um equipamento de realidade virtual, a tecnologia pode avançar cada vez mais. Mas ela não é de hoje.

Em 2014, cirurgias a distância no Canadá já eram uma realidade. Os médicos, a quilômetros de distância, conseguiam controlar robôs em diversas operações de sucesso. Isso traz esperança para aqueles que dependem de especialistas estrangeiros para a realização de cirurgias de alta complexidade.

9. Apoia a gestão de clínicas, consultórios e hospitais

Por fim, a inteligência artificial atua em todas as áreas da medicina, sendo uma grande aliada na gestão de clínicas, consultórios e hospitais.

Essa atuação vem ganhando ainda mais projeção devido à pandemia do coronavírus, que intensificou a necessidade da telemedicina no Brasil.

Hoje, os profissionais podem trabalhar em consultórios mais compactos, reduzindo os custos operacionais de maneira significativa. Além disso, o uso do PEP, do big data e das tecnologias vestíveis também colabora no gerenciamento rápido e eficaz das clínicas e hospitais.

Considerações finais

Não restam dúvidas de que a inteligência artificial trouxe uma gama de possibilidades na saúde.

Seja para diagnósticos precisos ou na prevenção de doenças, as novas tecnologias se mostram versáteis não só no campo médico, como também em outras áreas.

E então, esse conteúdo sanou suas dúvidas sobre as vantagens da inteligência artificial na medicina?

Se sim, veja aqui na Medictalks outros conteúdos relacionados e até a próxima.

Próxima Notícia

Estratégias atuais e futuras de rastreamento do câncer colorretal