Artigos Categoria Original

Pregabalina ou Gabapentina: Qual o Tratamento Farmacológico Ideal para Lombociatalgia Crônica?

Escrito por Eduardo Abrão Spínola Rezk| Revisado por Dra. Jessica Caetano Barbosa

Conceitos

A lombalgia é uma das queixas mais frequentes em consultas médicas, seja no departamento de emergência ou no ambulatório. É estimado cerca de 84% dos adultos sentirão dor lombar em algum momento de suas vidas segundo estatísticas americanas.(1) Esta condição normalmente cursa com comprometimento funcional e social importante, sendo fundamental uma adequada abordagem terapêutica.

Define-se como aguda a lombalgia que dura até 4 semanas, subaguda a de duração entre 4-12 semanas, e crônica se persistir além de 12 semanas.(2)

O objetivo da orientação farmacológica e não farmacológica do tratamento da lombalgia crônica (LC) é aumentar a funcionalidade, controlar a dor e maximizar as formas de enfrentamento do paciente. Antes da prescrição de medicamentos, orientações quanto a exercícios terapêuticos, apoio psicológico e recursos de autocuidado devem ser fornecidos ao paciente junto com o diagnóstico. Entretanto, frequentemente a terapia farmacológica é necessária para atingir os objetivos propostos.

Tratamen...

Quer continuar lendo?

Crie seu cadastro na Medictalks para ter acesso ao conteúdo do nosso blog na íntegra.