Notícia

Por que a educação médica continuada é tão importante atualmente?

A educação médica continuada é indispensável nos dias atuais, porque ela permite uma continuação efetiva do desenvolvimento do profissional. Através dela, é possível aperfeiçoar suas competências e também adquirir novos conhecimentos, permitindo um atendimento mais qualificado aos pacientes.

A verdade é que os anos da graduação não são suficientes para sanar todas as questões pendentes e apresentar, de forma profunda, cada uma das especialidades fundamentais de um médico.

Com o passar dos anos, é claro, o profissional vai se aperfeiçoando cada vez mais, adquirindo experiência prática. No entanto, aliada a esse processo, a educação médica continuada traz novos conhecimentos e métodos para sua aplicação.

Afinal, cada vez que a ciência avança (e em ritmo acelerado), novas descobertas e maneiras de pensar a medicina surgem. Deixar de lado esse aperfeiçoamento, portanto, é ficar para trás.

O que é a educação médica continuada?

Em termos práticos, a educação médica continuada é justamente o fato de dar continuidade à formação. Ou seja, seguir adquirindo mais conhecimento após a graduação.

Aqui entram os cursos de pós-graduação, como especialização, mestrado e doutorado, além de diversos outros meios para esse fim, como participação em eventos, leitura de artigos relevantes e mais.

Vale lembrar que isso não é algo exclusivo da medicina, mas que faz parte de praticamente todas as outras áreas educacionais. Os professores, por exemplo, contam com sistemas similares de evolução dentro de suas carreiras.

Qual é a importância da educação médica continuada?

Até aqui, já foi possível observar um pouco da relevância que a educação continuada possui. No entanto, vale a pena observar, de forma mais clara, quais são os pontos fundamentais que essa continuidade na aquisição de conhecimentos oferece.

Desenvolver habilidades novas

Sem dúvidas, um dos pontos fundamentais da educação médica continuada é o desenvolvimento de habilidades novas.

Dentro dessa característica é possível apontar, por exemplo, a capacidade de utilizar um novo equipamento em suas atividades, como algo que foi lançado recentemente, ou até mesmo introduzir novas tecnologias de atendimento, como as teleconsultas.

Adquirir novos conhecimentos

De acordo com Magaldi e Neto, autores da obra “Gestão do Amanhã”, metade de todo o conteúdo que os estudantes aprendem em seu primeiro ano de medicina já está totalmente obsoleto quando o mesmo está no cursando o quarto ano.

Em outras palavras, o conhecimento médico se altera com frequência, seguindo o próprio avanço da ciência. Por isso, a formação continuada é indispensável, e quem deseja sempre estar atualizado e aplicar as técnicas e soluções mais modernas em suas consultas, deve optar por esse caminho.

Ampliar as especialidades médicas

Outro ponto bastante positivo da educação médica continuada é a possibilidade de adquirir uma nova especialidade. De acordo com o CFM, que é o Conselho Federal de Medicina, os profissionais médicos podem atender em até duas áreas especializadas.

Assim, por meio de um curso de pós-graduação, é possível alcançar também outra área, fora a que já se atua, e trabalhar em ambas. Essa é a solução perfeita para quem está dividido entre dois campos ou para quem quer realmente ampliar suas capacidades.

Ampliar os mercados de trabalho

Contar com a educação continuada é uma forma eficiente de conseguir abrir novos mercados de atuação. Como observado, a chance de chegar em outra área especializada já é uma bela vantagem, mas não é a única.

Os concursos públicos são um bom exemplo disso, uma vez que os profissionais médicos que dão continuidade em sua formação estão bem mais preparados para conquistar essas vagas, indo além dos consultórios.

Outra questão é em relação à possibilidade de atuar sendo professor nas faculdades e universidades existentes.

EAD na formação médica continuada

Que a educação médica continuada é de grande importância nos dias atuais, isso já ficou claro. Mas, como alinhar essa formação com a rotina médica? Bem, aqui entra um sistema que cada vez mais ganha força no Brasil: a EAD.

A sigla significa Educação a Distância, e busca dar mais praticidade e comodidade para quem procura alguma formação.

Atualmente, esse modelo está amplamente difundido nas faculdades e universidades brasileiras, levando a possibilidade de uma educação superior para quem não consegue estudar de forma presencial (bem como diversas outras aplicações). E na medicina, não é diferente.

Tudo isso começou com a chegada das diversas inovações tecnológicas existentes, como a própria internet, softwares para uso médico, telemedicina e as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Assim, é possível contar com a EAD para realizar a formação continuada.

O modelo traz vantagens como a adaptação à rotina do médico, que consegue encaixar o estudo dentro do seu horário. Afinal, não há restrição de espaço e nem do próprio tempo, uma vez que não é preciso se deslocar de forma presencial para nenhum lugar.

Outro ponto importante é que a EAD possibilita o “encontro” com as pessoas de qualquer país. Assim, as aulas e aquisição de conhecimentos acontecem sem barreiras geográficas, o que permite aprender com os melhores do ramo e participar de conferências de peso.

Investindo na formação médica continuada

Felizmente, existem diversas maneiras de dar continuidade à formação médica. Esse processo pode acontecer por meio de passos largos, como é o caso das pós-graduações, ou através de passos menos abrangentes, como é o caso da participação em seminários, congressos e eventos.

É justamente a junção desses dois modelos que dá ao médico uma base sólida de conhecimentos, e a capacidade de evoluir sempre dentro da carreira. Não importa se o passo é simples ou se é um investimento maior, toda aquisição e aperfeiçoamento é válido e trará benefícios para o profissional.

E, como visto, os cursos online também cumprem um papel importante, ajudando nesse fortalecimento e se adequando à rotina médica.

Para todos esses momentos, você pode contar com a Medictalks. Somos uma plataforma criada por médicos, para médicos.

Aqui, é possível encontrar conteúdo atualizado e confiável, diversos eventos científicos e cursos, além de uma comunidade ativa de profissionais médicos que estão dispostos a contribuir para o crescimento de todos.

Vamos nos aperfeiçoar juntos? Bem-vindo à Medictalks!

Próxima Notícia

Fisiopatologia da sepse e choque séptico