Notícia

Planejamento de carreira médica: onde você deseja estar em 20 anos?

Onde você se imagina daqui a 20 anos? Pode ser que você sonhe em gerenciar sua própria clínica, pesquisar novos tratamentos para uma doença rara ou lecionar em uma universidade federal. Independente de quais sejam seus objetivos, uma coisa é certa: ele só poderá ser alcançado com um bom planejamento de carreira médica.

Por que é importante ter um planejamento de carreira médica?

O planejamento de carreira médica, ou plano de carreira médica, é uma descrição dos objetivos profissionais de curto, médio e longo prazo, e do plano de ação para alcançá-los. Ele serve como um mapa do caminho que você deve percorrer durante toda a sua jornada profissional.

Com o planejamento de carreira bem definido, a trajetória na carreira médica se torna mais clara. Afinal de contas, para alcançar o sucesso, primeiro é necessário definir o que ele significa para você para então saber qual o melhor caminho até ele.

Atualmente, é comum que empresas ofereçam um plano de carreira aos seus colaboradores. Contudo, a vantagem de estabelecer seu próprio planejamento profissional é que você não fica preso a uma única organização, mas, ao invés disso, está aberto e preparado para as oportunidades do mercado como um todo.

Ter um planejamento de carreira médica traz outros benefícios, como autoconhecimento e economia de tempo e dinheiro. Além disso, essa é uma estratégia mais eficiente de qualificação profissional, já que você vai escolher apenas as especializações que realmente se adéquam ao seu objetivo.

Por outro lado, não ter um plano de carreira na área médica aumenta o risco de o profissional se deixar ser levado pelo acaso, perdendo de vista o investimento que deveria ser feito em si mesmo e as oportunidades que poderiam ser aproveitadas.

Fazer isso seria como entrar em um avião sem saber o destino. Qual seria o resultado? As chances de você não gostar ou não se adaptar ao destino são grandes.

Na realidade, é exatamente isso o que acontece sem um bom plano de carreira. De acordo com uma pesquisa do Gallup Daily, apenas 13% dos funcionários do mundo estão engajados, ou seja, realmente comprometidos, envolvidos e entusiasmados com seu trabalho.

Então, como fazer um planejamento eficaz na carreira médica?

Como fazer um bom planejamento de carreira médica?

Um bom plano de carreira média é aquele que descreve as etapas de evolução de maneira clara, levando em consideração as habilidades do profissional e as oportunidades do mercado. Por isso, ele é baseado em quatro pilares principais:

  1. Autoconhecimento;
  2. Objetivos;
  3. Plano de ação;
  4. Mudanças.

Veja nossas dicas para você elaborar seu planejamento.

1. Faça uma autoavaliação

Antes de mais nada, para fazer o planejamento de carreira médica, você precisa analisar quais são os seus interesses, habilidades e circunstâncias atuais. Isso vai ajudar a entender onde você realmente está, tornando mais fácil determinar os próximos passos.

Uma maneira de fazer uma autoavaliação é usando a análise SWOT, pois ela ajuda a entender quais variáveis internas e externas podem interferir no seu objetivo. Pergunte-se:

  • Quais são os meus pontos fortes?
  • Quais são as minhas fraquezas?
  • Quais oportunidades existem na carreira médica?
  • Quais desafios existem na carreira médica?

Responder a essas perguntas vai ajudar você a analisar suas habilidades, quais oportunidades de mercado mais o atraem e o que é necessário melhorar para atingir seu objetivo.

2. Defina seus objetivos

Depois de uma autoavaliação sincera, você pode traçar seus objetivos de carreira. Esses objetivos podem ser relacionados a cargos, especializações, salário, região de atuação ou outra coisa.

Entretanto, quando descrever seus objetivos, também faça uma lista de metas menores para alcançar cada um deles.

Por exemplo, se você atua como clínico geral e o seu objetivo é ser cirurgião geral, talvez sua primeira meta seja fazer uma especialização na área. Contudo, esse objetivo também pode incluir a instituição que deseja fazer a especialização ou trabalhar.

Quanto mais detalhado, melhor.

Para tornar esse processo mais fácil, você pode usar o modelo 5W. Pergunte-se:

  • What: qual é o meu objetivo na carreira médica?
  • Why: por que esse é o meu alvo?
  • Where: onde vou cumprir esse objetivo?
  • When: quando eu vou atingir esse alvo?
  • Who: quem é o responsável por esse objetivo?

Assim, você estará pronto para elaborar um plano de ação, o nosso próximo passo.

3. Elabore um plano de ação

Com seus objetivos e etapas definidos, chegou o momento de elaborar um plano de ação. Contudo, um bom planejamento de carreira médica é baseado no tempo. Pode ser que ele dure até sua aposentadoria, ou além dela. Por isso, é importante definir prazos para suas metas.

No geral, o mais eficiente é ter objetivos de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, fica mais fácil cumpri-los de acordo com o grau de dificuldade e de prioridade.

Por exemplo, para ocupar um cargo de gestão no futuro, um médico precisa adquirir conhecimento em administração no curto e médio prazo. Porém, dependendo da sua rotina de trabalho, pode ser necessário fazer alguns ajustes para que isso seja possível.

De fato, elaborar um plano de ação baseado em objetivos profissionais de curto a longo prazo transforma metas complexas e grandes em passos menores, e a trajetória se torna mais simples e satisfatória.

4. Faça mudanças quando necessário

Por fim, por melhor que seja um planejamento da carreira médica, ele não é imune às mudanças que podem acontecer no futuro. É importante lembrar que não existe um único caminho para alcançar seus objetivos.

Com o passar do tempo, é inevitável que sua carreira médica sofra alguns desvios, seja por fatores externos ou internos. Por isso, de tempos em tempos é bom revisar seu plano de carreira e reavaliar se ele ainda está de acordo com as suas necessidades e a evolução do mercado de trabalho e da medicina.

Então, depois de algum tempo seguindo seu plano de carreira, pergunte: estou conseguindo cumprir com os prazos que estabeleci? Se não, por quê? Meus objetivos permanecem os mesmos?

Se com o passar do tempo você perceber que deve fazer uma mudança no seu planejamento de carreira médica, faça. O mais importante é que você chegue exatamente onde sonha.

Próxima Notícia

Qual o papel dos biomarcardores no diagnóstico e tratamento da doença inflamatória intestinal?