Notícia

O que é Lean Healthcare? Como aplicar o conceito no serviço de emergência médica?

Se você quer ler mais sobre assuntos relacionados, é só acessar o blog da Medictalks.Saber o que é Lean Healthcare é um passo fundamental para aprender como aplicar esse conceito no serviço de emergência médica.

Sendo um conjunto de estratégias fundamentais para quem quer otimizar os processos internos do setor, o Lean Healthcare tem muito mais a oferecer do que se possa imaginar.

Mas, o que exatamente é esse conceito? É justamente sobre isso que iremos falar nesse artigo. Acompanhe e saiba tudo sobre o assunto.

O que é Lean Healthcare?

Para entender o que é Lean Healthcare, é preciso compreender um pouco mais sobre a própria formação do termo.

A base de tudo, é claro, deriva do Lean Manufacturing, filosofia japonesa de gestão de resultados, baseada nos conceitos do Sistema Toyota de Produção.

Nesse caso, “Lean”, no setor empresarial, é traduzido como “enxuto”, enquanto “Healthcare” designa a área da saúde.

A expressão Lean, aliás, já é bastante comum por aqui e segue justamente esse conceito literal, de enxugar as coisas, visando uma gestão de qualidade. Ou seja, a ideia é evitar os desperdícios, reduzir os custos e os riscos.

Lean Healthcare, portanto, é esse conjunto de conceitos, ferramentas, filosofias operacionais e metodologias, mas aplicado dentro do campo da saúde, como uma forma de mudar o modo como o setor é organizado e administrado.

Seu objetivo é identificar, para então conseguir diminuir ou extinguir os gastos desnecessários (de tempo, dinheiro, estoque) dentro dos processos internos em hospitais, postos de saúde, clínicas, consultórios e demais locais de atendimento médico.

Principais benefícios do Lean Healthcare

O Lean Healthcare é um conceito capaz de ajudar bastante na otimização dos processos, seja no setor de emergência médica ou em outro campo da saúde, ligada às redes hospitalares.

E o melhor de tudo é que seus benefícios vão muito além de evitar os desperdícios. Veja alguns dos destaques positivos do seu uso:

Otimização do tempo e redução dos custos

A Lean Healthcare conta com metodologias capazes de reduzir consideravelmente o tempo de espera nas filas, através da identificação dos agentes causadores desses atrasos.

Além disso, ela busca reduzir as falhas que podem acontecer no ambiente, evitando que procedimentos precisem ser refeitos.

Mais segurança para os pacientes

Através da eliminação dos processos e métodos ineficientes de dentro da rede hospitalar, os pacientes têm um aumento considerável de segurança.

Afinal, tudo passa a ser devidamente controlado, restando apenas os métodos de maior eficiência.

Equipes sem sobrecarga

Com o foco nos processos que realmente geram resultados, e sem os desvios na realização de atividades equivocadas, a equipe tem um aprimoramento do seu tempo e carga de trabalho.

Mais produtividade

Sem sobrecarga, as equipes têm um aumento considerável também da sua produtividade real.

E esse é um ponto que beneficia diretamente toda a rede hospitalar, uma vez que são as pessoas em si que fazem tudo acontecer.

Como aplicar o Lean Healthcare no serviço de emergência médica?

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre o que é Lean Healthcare e seus principais benefícios, fica bem mais fácil entender como aplicar esse conceito dentro do serviço de emergência médica. Acompanhe!

Definir uma área

Mesmo já dentro da emergência média, o Lean Healthcare oferece resultados mais expressivos quando aplicado de forma escalonada.

Ou seja, o ideal é definir inicialmente uma área que seja urgente, e enxugá-la, para posteriormente seguir para outro ponto.

Algumas alternativas são, por exemplo, o tempo de espera nas filas e a demora para os pacientes ganharem alta.

Descobrir a raiz do problema

Com uma área específica das mãos, é hora de identificar quais são as causas dos problemas ligados a ela.

O que está provocando as longas filas de espera? Por que os pacientes estão demorando a receber alta? É preciso chegar ao fundo dessas questões.

Apenas assim é possível desenvolver as técnicas necessárias para superar esses problemas.

Aqui há também o mapeamento da cadeia de valor, a fim de encontrar novas possibilidades de melhorias.

Definir as estratégias

O terceiro passo, dentro desse processo inicial, é definir e aplicar a metodologia mais adequada para que o problema seja resolvido.

Principais ferramentas do Lean Healthcare

A aplicação do Lean Healthcare vai depender também diretamente da escolha das ferramentas corretas, que auxiliam bastante no alcance dos resultados desejados. Veja quais são as 5 principais metodologias desse conceito, em seguida.

1. Kaizen

A ferramenta está ligada à melhoria contínua, visando a redução de custos e desperdícios, atrelada ao aumento da produtividade no setor.

Essa deve ser uma meta principal da própria cultura da empresa, levando a otimizações significativas.

2. 5S

A metodologia faz referência a um conjunto de conceitos, cujo objetivo é trazer aperfeiçoamento ao ambiente de trabalho. Para isso, considera 5 sensos:

  • Utilização;
  • Organização;
  • Limpeza;
  • Saúde;
  • Autodisciplina.

3. Kanban

Diferentemente das ferramentas anteriores, o Kanban busca a organização das tarefas de uma forma visual.

Por isso, trata-se de um aliado poderoso nos processos de organização e padronização das atividades.

Ele se utiliza, por exemplo, de cartões, capazes de indicar se uma ação já foi finalizada, está em progresso ou se ainda nem foi iniciada.

4. Poka-yoke

O método está diretamente ligado à prevenção de erros, através de ações bem simplificadas.

Sua meta é justamente fazer com que os riscos das ações sejam as menores possíveis, ou que elas nem mesmo existam, evitando erros no processo.

Aqui entram o uso de sistemas básicos para mapear os agendamentos de salas e mais.

5. Diagrama de espaguete

Através do diagrama de espaguete é possível perceber de forma clara os fluxos de um processo, como o de trabalho, e identificar os seus gargalos, otimizando-o, a fim de evitar o desperdício de tempo.

Considerações finais

Como foi possível observar, o Lean Healthcare tem muito a entregar à área médica, especialmente ao setor emergencial, reduzindo os desperdícios dos seus processos e aumentando a produtividade das equipes.

E tudo isso acontece através de processos e ferramentas palpáveis, que podem ser muito bem implementadas.

Enfim, estar por dentro das novidades e tendências da área é essencial para oferecer o melhor tratamento e atendimento aos pacientes.

Próxima Notícia

AVC na Infância e Adolescência