Notícia

Medicina integrativa: o que é e quais são as vantagens?

Um conceito recente vem ganhando cada vez mais espaço no segmento da saúde. É a medicina integrativa, que propõe um olhar de cuidado mais amplo, visando não apenas a cura de uma doença específica, mas o bem-estar do paciente como um todo.

Essa linha de trabalho foca também nos aspectos psicológicos, emocionais e sociais decorrentes de problemas físicos, de forma humanizada e acolhedora. Você já sabe quais são as vantagens da medicina integrativa? Acompanhe o texto para descobrir!

O que é medicina integrativa?

É uma prática que leva em consideração a saúde física, emocional e mental do paciente. Procura entender não apenas uma patologia e seus sintomas, mas também o impacto que ela gera na vida do indivíduo.

Geralmente, os tratamentos com esse conceito envolvem uma equipe multidisciplinar, que pode incluir médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros profissionais. O objetivo é, além de encontrar a cura ou tratar as consequências, oferecer um suporte completo ao paciente.

No caso de doenças crônicas ou terminais, a medicina integrativa é um caminho para proporcionar mais qualidade de vida e conforto.

Pilares da medicina integrativa

Essa forma de trabalhar se fundamenta em sete pilares:

  1. Ser a menos invasiva possível;
  2. Se basear em evidências;
  3. Combinar tratamentos tradicionais e outros complementares
  4. Investigar a causa do problema;
  5. Considerar todos os âmbitos do bem-estar;
  6. Analisar todos os resultados;
  7. Valorizar a relação entre médico e paciente.

Quais iniciativas podem fazer parte do tratamento de medicina integrativa?

Na medicina integrativa, as práticas tradicionais são comumente aliadas a essas ações:

  • Tratamento psicológico, visando o bem-estar emocional;
  • Meditação, yoga e outras técnicas de relaxamento para tratar ansiedade;
  • Acompanhamento nutricional, já que a alimentação balanceada pode otimizar qualquer resultado médico.

A ideia não é substituir o trabalho médico, mas sim aplicar essas iniciativas junto a ele, gerando um cuidado terapêutico personalizado e abrangente.

5 benefícios da medicina integrativa

Conheça as principais vantagens de aplicar esse conceito no tratamento dos seus pacientes.

1. Maior engajamento do paciente no tratamento

O envolvimento de profissionais que observam diversos aspectos do bem-estar humano ajudam a esclarecer qualquer dúvida do paciente e a mostrá-lo como ele pode ser protagonista ativo da sua saúde. Assim, o indivíduo se torna mais motivado e interessado em buscar uma melhora.

2. Relação mais próxima entre médico e paciente

O contato feito de forma humana e acolhedora gera uma proximidade entre os profissionais e o paciente que contribui para o sucesso das iniciativas médicas. É formada uma relação de confiança que é muito benéfica.

3. Previne problemas futuros

A medicina integrativa cuida das pessoas de forma ampla e geral, trabalhando vários fatores. Dessa forma, o cuidado oferecido também ajuda a prevenir possíveis doenças.

4. Apoia a medicina convencional

A medicina integrativa deve ser vista como um complemento aos métodos tradicionais, para enriquecer os seus resultados.

5. Aprimora a qualidade de vida

O cuidado personalizado da medicina integrativa ajuda o paciente a viver de forma mais saudável, adquirindo hábitos que farão bem para ele a longo prazo. Além disso, a saúde mental também é colocada em foco, trazendo estabilidade emocional e diminuindo o estresse.

Confira outros conteúdos úteis para você

Se gostou desse artigo, leia também o texto sobre atendimento hospitalar humanizado! Acompanhe as novidades da área da saúde e veja mais dicas e informações importantes conosco.

Próxima Notícia

Conheça o ChatGPT e saiba como ele auxilia a área da saúde