Notícia

Conheça o ChatGPT e saiba como ele auxilia a área da saúde

Na televisão, nas ruas, no rádio, nas suas redes sociais e em todo lugar, só se fala em uma coisa: ChatGPT. Essa plataforma tem conquistado o seu espaço na internet e é considerada uma das maiores inovações dos últimos tempos.

A ferramenta, que utiliza Inteligência Artificial para produzir respostas a diferentes questionamentos e situações, já está entrando na vida de muitos médicos. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e vantagens.

Para você entender melhor esse assunto, explicamos neste artigo o que é a nova tecnologia, qual é a ligação do ChatGPT com a área da saúde, as tendências e muito mais. Acompanhe até o final!

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um programa de computador desenvolvido pela OpenAI, que usa Inteligência Artificial para criar materiais textuais. Com base em grandes quantidades de dados linguísticos, produz respostas e gera conteúdo sobre uma variedade de tópicos.

Seu objetivo é aprimorar a experiência do usuário ao conversar com assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente, oferecendo respostas simples e diretas. A estrutura é baseada na rede neural Transformer, que é projetada especialmente para lidar com textos.

Esse modelo avançado possui várias camadas que permitem que a plataforma preste atenção nas palavras-chave, no contexto e nos significados múltiplos dos termos. Com essa arquitetura, o ChatGPT é capaz de gerar textos altamente coesos e precisos.

Dentre as principais funcionalidades da ferramenta, podemos destacar:

  • Criar diálogos com a plataforma;
  • Realizar questionamentos sobre uma variedade de temas;
  • Indagar acerca de qualquer conceito ou ideia;
  • Requisitar informações relevantes.

ChatGPT na área da saúde: é possível criar conteúdos médicos?

O ChatGPT apresenta uma grande oportunidade de avanço, podendo proporcionar vantagens e comodidades nas mais variadas esferas, como educação, jornalismo, marketing e até mesmo na saúde.

Profissionais envolvidos com a escrita são os mais beneficiados, pois conseguem utilizar a ferramenta como um auxílio quando a criatividade ou o conhecimento está em falta. Mas, não fica somente nisso! Médicos também aplicam o algoritmo a fim de:

  • Aprender novas palavras e expressões;
  • Corrigir erros de grafia;
  • Aprimorar a pontuação de artigos científicos;
  • Ampliar o seu conhecimento por meio de perguntas sobre assuntos diversos.

Vale reforçar que a AI utilizada para a geração de dados e informações pode não ser 100% assertiva. Desse modo, é necessário manter o fator humano nos conteúdos gerados, a fim de refinar o que foi criado pela plataforma.

Outro ponto importante que merece atenção são as informações enganosas, bem como orientações perigosas e conteúdo tendencioso. Por estar em desenvolvimento, o sistema ainda é limitado quanto ao conhecimento do mundo e de eventos recentes, que ocorreram depois de 2021, por exemplo.

Tendências do ChatGPT para o futuro da saúde

Todos os profissionais envolvidos com a saúde precisam estar antenados e saber as demais possibilidades de uso e tendências do ChatGPT para a área. Além de gerar conteúdo sobre a área médica, como artigos, pesquisas e relatórios, existem outras funcionalidades:

  • Resumos de diagnósticos: a ferramenta resume as informações contidas nos registros médicos, fornecendo uma visão geral rápida e fácil de entender sobre o histórico do paciente.
  • Aperfeiçoamento médico: pode ser usado para aprimorar habilidades clínicas e relembrar informações técnicas. Dica: sempre peça a fonte para o ChatGPT e confira diretamente de sites confiáveis, se necessário.
  • Análise de dados: é capaz de analisar grandes conjuntos de dados médicos, ajudando a identificar tendências, padrões e insights que levam a descobertas significativas.
  • Tradução médica: traduz artigos e estudos médicos para diferentes idiomas, permitindo que mais profissionais tenham acesso a informações de qualidade.
  • Clusterização de pacientes: consegue auxiliar na identificação de cada paciente, os caracterizando por faixa etária, motivo de consulta ou responsável pelo atendimento, fazendo a triagem de forma mais ágil e eficiente.

Confira mais conteúdos e novidades sobre a área da saúde

Continue em nosso blog para conferir mais assuntos relevantes, atualizados e confiáveis sobre o universo da saúde.

Próxima Notícia

Imposto de renda para médicos: como a tecnologia pode auxiliar?