Artigo

Atualização no tratamento de pneumonia hospitalar em adultos

Escritor por Stephanie Valentini Ferreira Proença| Revisor Dr. Alexandre Naime Barbosa

A pneumonia adquirida no hospital (PAH), ou nosocomial, e a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) são causas importantes de morbidade e mortalidade, apesar da melhoria da prevenção, terapia antimicrobiana e cuidados de suporte. Para entendermos mais sobre sua patogenia e tratamento, é necessário antes definirmos alguns conceitos:

1. Tipos de Pneumonia: A pneumonia é classificada de acordo com seu sítio de aquisição e por etiologia, conforme o gráfico a seguir:A - Pela Forma de aquisição (1):

* O termo PAAS foi usado para identificar pacientes em risco de infecção por patógenos multirresistentes. Essa categorização pode ter sido excessivamente sensível, levando a um uso aumentado e inapropriadamente amplo de antibióticos (2). Por este motivo, esta categoria foi propositalmente excluída das diretrizes da American Thoracic Society/Infectious Diseases Society of America (ATS/IDSA) em 2016 (3). Por razões semelhantes, as diretrizes combinadas europeias e latino-americanas de 2017 sobre o manejo de HAP e PAV não categorizam  o HC...

Continue lendo este conteúdo na íntegra

Faça Login ou Crie sua Conta Grátis

Próximo Artigo

Como uma agenda médica online pode agregar benefícios ao dia a dia do profissional?