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Como os médicos podem contribuir para melhorar os serviços de saúde?

Saber como os médicos podem contribuir para melhorar os serviços de saúde é algo que tem cada vez mais importância em um cenário de tantas evoluções na área médica.

Nesse conteúdo, a Medictalks traz alguns dos principais pontos sobre o tema. Se você quer saber como você também pode contribuir para a melhoria dos serviços, é só continuar conosco até o final.

Como os médicos e profissionais da saúde podem ajudar a melhorar os serviços de saúde?

Em termos práticos, os médicos, junto aos demais profissionais da saúde, como enfermeiros e técnicos, por exemplo, são uma das molas centrais do próprio sistema de saúde. Fazendo uma assimilação simples, porém eficaz, eles estão para a saúde assim como os professores estão para a educação.

Mas como, além de exercer suas funções básicas com qualidade e ética, os médicos podem dar suas contribuições para a melhoria dos serviços de saúde? Essa é uma questão complexa e que exige uma análise profunda sobre os processos.

No entanto, a partir de alguns pontos simples, é possível dar passos firmes rumo a uma melhoria efetiva desses serviços. E os médicos, como profissionais base da saúde, têm um papel de destaque em tudo isso.

Cumprir os horários

Um passo fundamental que os médicos podem dar para melhorar os serviços de saúde é em relação ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos. Claro que a própria rotina médica é um dos grandes empecilhos para isso, mas é preciso se organizar para superar esses obstáculos.

Assim, treinamentos voltados para a gestão de tempo são indispensáveis e ajudam os profissionais a alcançarem esse objetivo. Embora seja uma ação realmente complexa, pouco a pouco será possível gerenciar melhor a carga de trabalho e todo o tempo que o cerca.

Uso dos medicamentos e materiais hospitalares

O uso dos medicamentos e materiais hospitalares é outro ponto em que os médicos também podem contribuir bastante para melhorar os serviços de saúde. Afinal, essa melhoria envolve a criação de um ambiente de trabalho adequado e amistoso.

O ideal é que haja uma política institucional efetiva sobre a utilização desses materiais e que todos os funcionários/médicos a conheçam bem. Assim, os médicos não se frustram ao solicitar algo, nem os funcionários se sentem pressionados pela equipe.

Além disso, aqui ainda entram fatores como o próprio desperdício de materiais, que é um ponto que exige bastante atenção por parte dos profissionais. 

Atendimento amigável

O médico deve sempre buscar atender de forma amistosa, não apenas o paciente, mas também o familiar ou acompanhante. Aplicar a ciência da qualidade nesse contexto faz toda a diferença e ajuda a trazer mais reconhecimento para o profissional.

Por isso, sempre que alguma situação desagradável acontecer, gerando irritabilidade, o ideal é se policiar para não perder o controle. Posteriormente, uma análise profunda da situação ajudará a evitar que situações similares aconteçam novamente.

Essa é uma contribuição significativa para melhorar os serviços de saúde e que parte de um ponto básico, que é o respeito e a cordialidade entre os seres humanos.

Trabalho em equipe

Outro item básico, mas que consegue gerar resultados significativos no final das contas, é o trabalho em equipe. Desenvolver essa habilidade é indispensável quando se fala em medicina moderna, algo que vale a pena colocar em prática.

Coletar dados

A coleta e contabilização de dados sobre os atendimentos em si são indispensáveis para melhorias futuras nos serviços de saúde. Isso envolve um contexto, tanto de atendimentos que aconteceram de forma satisfatória quanto os mal sucedidos.

Assim, a reunião das informações de todos os profissionais médicos envolvidos poderá ser a base para a criação de um sistema eficiente. Vale lembrar, é claro, que o objetivo não é julgar ninguém, mas usar isso como um combustível para a evolução.

Empoderamento dos pacientes e familiares 

Tratar do empoderamento dos pacientes e familiares acerca do tratamento é outro ponto de destaque nesse cenário. Isso faz com que eles participem de forma mais ativa do processo, dando contribuições significativas.

Explicar com clareza e incluir essas partes ao longo dos processos do atendimento ajuda não apenas a melhorar os serviços de saúde, mas também na própria adesão do público. O resultado é mais segurança e qualidade no sistema.

Termo de Consentimento Informado

O Termo de Consentimento Informado é um documento cuja finalidade é esclarecer ao paciente, ou então ao seu representante legal, todas as justificativas, benefícios, objetivos almejados, riscos, complicações e efeitos colaterais sobre a execução médica.

Assim, o paciente tem a liberdade de tomar a melhor decisão depois de observar todos os devidos esclarecimentos do documento, aceitando a realização dos procedimentos. Essa etapa ajuda o paciente a ter plena noção sobre o processo, sendo a base para a sua tomada de decisão.

Além disso, é claro, o documento ampara o médico, ajudando-a na possível prestação de esclarecimentos.

Protocolos assistenciais

Mais uma dica importante para ajudar a melhorar os serviços de saúde é entender bem quais são e, principalmente, aplicar os devidos protocolos assistenciais. Essa é uma forma eficiente de tornar as assistências mais precisas, maximizando a velocidade e a própria qualidade dos atendimentos.

Assim, é possível colher resultados palpáveis e equivalentes ao longo dos procedimentos, uma vez que deixar os protocolos de lado altera a forma como cada um desses processos acontece.

Considerações finais

Como observamos, por meio de ações simples, é possível melhorar os serviços de saúde. No entanto, o alcance a resultados ainda mais significativos vai depender, é claro, de uma integração que envolve os próprios médicos, os enfermeiros e técnicos, as próprias instituições (públicas e/ou privadas) e o Ministério da Saúde.

Essa caminhada, porém, parte da união de pequenos passos, onde cada médico pode dar suas contribuições, por meio de medidas simples como as mencionadas nesse artigo.

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