Notícia

A gestão da saúde corporativa e o impacto no desempenho dos colaboradores

Se há um objetivo compartilhado por praticamente todas as empresas ao redor do mundo, esse objetivo é aumentar o desempenho de seus colaboradores. Afinal, são eles as peças fundamentais da corporação, que fazem tudo funcionar. É uma forma eficiente de alcançar esse objetivo é através da implementação de uma boa gestão da saúde corporativa.

No conteúdo de hoje, a Medictalks vai mostrar tudo sobre esse processo, bem como o impacto que ele consegue gerar nos colaboradores – além, é claro, de algumas dicas básicas para implementar uma gestão eficaz. Boa leitura!

O que é gestão da saúde corporativa?

Para entender melhor o que é a gestão da saúde corporativa, o primeiro passo é justamente compreender o conceito de saúde corporativa. Nesse caso, trata-se de conjunto de medidas voltadas para melhorar o bem-estar dos colaboradores, visando otimizar o rendimento dos mesmos.

Em outras palavras, o seu objetivo é garantir que esses profissionais tenham o que é necessário para entregar qualidade em suas funções, abrangendo corpo, mente e espírito como um todo, baseado em pressupostos básicos da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, a gestão da saúde corporativa atua no ambiente de trabalho através de metodologias que visam prevenir o surgimento de doenças ocupacionais. E são as suas ações que conseguem gerar o bem-estar necessário para os colaboradores.

Quais são os impactos da gestão da saúde corporativa no desempenho dos colaboradores?

A implementação da gestão da saúde corporativa é um passo fundamental para uma evolução consistente dentro das organizações. Afinal, ela está diretamente ligada à eficiência e produtividade do colaborador que, como mencionado, é uma peça motriz da empresa.

Por isso, são muitos os pontos positivos que ela oferece para o desempenho dos mesmos, mas com destaque para o aumento da produtividade, a redução no número de faltas e uma melhoria geral do ambiente de trabalho.

Vamos analisar cada um desses pontos em seguida.

Aumento na produtividade

Uma das principais vantagens que a gestão da saúde corporativa tem a oferecer é justamente o aumento da produtividade dos colaboradores. Afinal, em termos práticos, há uma relação direta entre capacidade de produção de um profissional e sua situação (saúde emocional e física).

Fatores como falta de disposição, dores em alguma parte do corpo, emocional em baixa e falta de medicamentos adequados, por exemplo, acabam interferindo nos resultados alcançados pelo colaborador no dia a dia de trabalho.

Assim, possuir um modelo gestor da saúde corporativa gera muitos pontos positivos nessa área. Ao eliminar, ou ao menos reduzir esses fatores, o profissional estará muito mais preparado para ajudar a empresa, exercendo suas funções de forma mais adequada.

Redução no número de faltas no trabalho

Outra vantagem significativa que a gestão da saúde corporativa oferece é a redução no número de faltas no trabalho. Essa é uma matemática simples: quanto mais saudável estiver o colaborador, mais ele estará preparado e atuante para realizar suas funções.

Os adoecimentos, inclusive devido ao próprio ambiente de trabalho, devido ao estresse, por exemplo, ou a fatores externos, costumam gerar faltas ao serviço. Consequentemente, a corporação perde com isso, seja produtivamente ou economicamente.

Por isso, cuidar e optar por metodologias que driblem essas intempéries faz toda a diferença no final das contas. Como resultado, chega-se a uma equipe saudável, atuante e presente na empresa.

Melhora o ambiente de trabalho

Como mencionado, o clima que o trabalho oferece é um fator determinante também para o bem-estar do colaborador. Além do estresse diário, pontos como a pressão de superiores ou a competição com colegas colaboram com a criação de um ambiente desfavorável.

No entanto, a gestão da saúde corporativa envolve também essa área. Assim, os investimentos levam a um espaço mais adequado para o trabalho, com instalações apropriadas e outras medidas voltadas para a otimização desse clima.

A saúde corporativa em prática

Colocar a gestão da saúde corporativa em prática é um processo que envolve muitos fatores, mas que realmente gera muitos benefícios para a corporação. O melhor de tudo é que sua implementação pode acontecer em ritmos variados, a depender de cada situação.

Diagnóstico sobre as condições de trabalho

A primeira coisa a se fazer, é claro, é conhecer a real situação da corporação, através de um diagnóstico completo sobre as condições no trabalho. Assim, depois de colher esses dados, será possível traçar as melhores estratégias para sanar os problemas encontrados e então aperfeiçoar os pontos positivos.

Essa análise envolve diversas vertentes, como infraestrutura do local de trabalho, iluminação, temperatura, ruídos, móveis, carga horária, pausas, além de entender a visão do colaborador, que é sempre muito importante.

Afinal, criar um ambiente de trabalho favorável, tanto físico quanto emocional, é fundamental, como já observado, e esse diagnóstico inicial será a base para a evolução futura.

Incentivo e promoção de ações de saúde

Outra dica na hora de implementar a gestão da saúde corporativa é no incentivo aos colaboradores para os cuidados com a saúde. Isso pode envolver, por exemplo, facilidades para ir ao trabalho de bike, vale-academia, e-books de alimentação saudável e muito mais.

Além disso, há também a promoção de ações periódicas de saúde, por parte da corporação. A realização de check-ups para monitorar as condições dos colaboradores, eventos e palestras, por exemplo, pode fazer uma grande diferença.

Aqui, cabe ainda a busca por parcerias, seja com profissionais ou empresas, que ajudarão nesse processo. As próprias academias são um bom exemplo disso.

Considerações finais

Como foi possível observar, a gestão da saúde corporativa é um fator fundamental dentro das empresas e impacta diretamente no desempenho dos colaboradores. Sua implementação, portanto, consegue gerar benefícios significativos. Ou seja, é algo que vale a pena manter no radar.

Quer saber mais sobre a gestão da saúde corporativa e conhecer também muitos outros conteúdos ligados à medicina em geral? Então conheça a Medictalks. Somos uma plataforma criada por médicos, voltada para médicos.

Aqui, será possível encontrar diversos materiais atualizados e confiáveis, além de participar de cursos e eventos científicos. Somos uma comunidade ativa de profissionais da saúde, dispostos a avançar juntos. Venha fazer parte da Medictalks.

Próxima Notícia

Sepse e choque séptico: Importância do Manejo