Dra Karen Tasca
Bióloga – FEIS/Unesp; Mestre e Doutora em Doenças Tropicais (ênfase em Imunologia) – FMB/Unesp; Docente colaboradora do programa de Pós-graduação em doenças tropicais – FMB/Unesp
Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Em 7 de maio de 2022, no Reino Unido, foi confirmado o 1º caso do atual surto global…
Dr. Henrique Saburó Shiroma
Mestrado em Medicina com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias - FMB / UNESP; Residência Médica em Infectologia – FMB / UNESP; Residência Médica em Hepatologia – EPM / UNIFESP
Escrito por Dra Karen Ingrid Tasca | Revisor Dr. Alexandre Naime
Com o advento da terapia antirretroviral combinada e potente (TARV), houve drástica diminuição da morbimortalidade das pessoas que vivem com o HIV/aids (PVHA) devido a persistente supressão da carga viral e a recuperação, pelo menos de forma parcial, das contagens de células T CD4+.
Escrito por Mellanie Fontes-Dutra (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
Segundo os autores, a partir da análise da proteção com a CoronaVac, num contexto de alta circulação da variante Ômicron, a vacina apresentou uma efetividade em prevenir a infecção de 38.2%. As efetividades na prevenção de hospitalizações e internação em unidades de terapia intensiva (UTI) foram de 64,6% e 69%, respectivamente. As estimativas de efetividade na prevenção de óbitos não puderam ser realizadas neste estudo em virtude de apenas dois óbitos terem sido observados no grupo não-vacinado durante o período de investigação.