Escrito por Karen Ingrid Tasca| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime Apesar da eficácia e segurança da terapia antirretroviral (TARV), novas opções de tratamento são necessárias para atender às…
Escrito por Flávio P. Brandt| Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime A sepse, uma síndrome de anormalidades bioquímicas, fisiológicas e patológicas induzidas por infecção, é um assunto de importância…
Escritor: Arthur Tonani Pereira Cançado RibeiroRevisor: Dr. Alexandre Barbosa Naime O vírus da hepatite C (VHC) apresenta como gênero hepacivirus e guarda semelhanças com outros patógenos do…
Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas, mundialmente, já foram infectadas pelo vírus da hepatite B (HBV) em algum momento da vida, sendo que, dentre elas, cerca de 290 milhões estejam cronicamente infectadas.1,2
Assunto de extrema relevância em saúde pública, a sepse passou por modificações conceituais ao longo das últimas décadas, juntamente com os avanços na compreensão dos seus mecanismos fisiopatológicos.
A infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, mesmo que tratáveis e evitáveis, ainda representam um grande desafio para a saúde pública nacional e internacional.