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Os benefícios da tecnologia para a indústria farmacêutica no Brasil

O mundo digital tornou-se realidade na indústria farmacêutica com a implementação de tecnologias para otimizar processos e gerar melhores resultados. Leia Mais!
O que há alguns anos já tinha indícios de acontecer com a transformação digital iminente se estabelecendo no Brasil, passou a se concretizar durante a pandemia da Covid-19, um divisor de águas para todos os segmentos.
A indústria farmacêutica é uma das áreas que mais enfrentou mudanças neste período. Uma delas foi a implementação de diversas tecnologias, configurando em novos avanços no setor, que já sente os seus benefícios e todos os diferenciais proporcionados por essa nova realidade.
Entenda a seguir o que impulsionou a adoção dos recursos tecnológicos, por que eles se tornaram tão importantes para o ramo farmacêutico e como atuam frente aos desafios das companhias farmacêuticas na atualidade. Boa leitura!

O impacto da pandemia da Covid-19 na indústria farmacêutica no Brasil

Diante da necessidade de se adaptar ao “novo normal”, até mesmo os segmentos que não estavam prontos para aderirem ao mundo digital, precisaram agir de forma abrupta e investir naquilo que mais trouxesse diferenciais à rotina.
Exemplo dessa lentidão ao abraçar novas tecnologias pode ser visto no mercado farmacêutico. O ramo era extremamente relutante, especialmente por fatores externos, como a carga regulatória, expiração de patentes e outras questões. A aceitação ocorreu durante a crise trazida pelo Coronavírus.
A GlobalData, uma empresa de análise e consultoria de dados, entrevistou profissionais da indústria farmacêutica e revelou que 35% deles acreditam que a pandemia impactou a área e acelerou as transformações digitais em pelo menos cinco anos. Mas, o que mais vêm por aí?

O mundo digital tornou-se essencial em um mercado cada vez mais competitivo

A pandemia foi apenas um dos impulsos que faltavam para as empresas entrarem de vez no universo tecnológico. Outro fator que ganhou ainda mais força nos últimos tempos foi a alta competitividade do mercado. As companhias estão se atualizando e ficar para trás significa perder tempo, dinheiro e credibilidade.
Para acompanhar essa rápida evolução e entrar no páreo, é válido apostar em alternativas que promovam melhorias aos negócios, a fim de que ele se destaque positivamente. A digitalização, por exemplo, que consiste em passar dados físicos para o meio digital, torna-se um recurso que irá agregar importantes vantagens. São elas:

  • Proporciona análises e insights rápidos e eficientes para os departamentos de pesquisa e desenvolvimento;
  • Garante maior eficiência nas etapas de produção;
  • Otimiza e facilita os processos, principalmente de entrega;
  • Gera mais produtividade e resultado com excelente custo-benefício;
  • Dentre outros benefícios à indústria.

A digitalização faz parte da Tecnologia 4.0, responsável por englobar diversas tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem e muitas outras.
Para que a implementação desses sistemas aconteça adequadamente, testes devem ser realizados a fim de encontrar o recurso que melhor se adapta aos laboratórios. Além disso, é fundamental contar com setores especializados para cuidar de cada etapa e garantir a qualidade final dos produtos.
A utilização dessas ferramentas digitais contribuem diretamente na otimização dos processos operacionais, definindo tomadas de decisões mais assertivas, organizadas e robustas. Especialmente no setor logístico da indústria, essa inovação eleva o patamar das companhias e auxilia no atendimento preciso das necessidades do mercado.

A tecnologia na indústria farmacêutica

Como foi destacado, existem incontáveis recursos que possibilitam o desenvolvimento e a melhoria de serviços e produtos das companhias. Há tecnologias transformadoras para todos os setores, como softwares de gestão que facilitam a rotina do laboratório, do departamento financeiro, da fábrica e de outras áreas tão fundamentais quanto.
Na prática, toda a modernidade agiliza atividades repetitivas, como entregas e preparação de amostras, além de possibilitar a realização de testes de alto volume, ajudar em análises avançadas de informações em tempo real, minimizar erros e perdas de tempo, proteger e armazenar dados, reduzir custos e, ainda, tornar a relação com o consumidor mais próxima.
Em outro contexto, a tecnologia também é uma das principais aliadas na busca por conhecimento no que diz respeito ao mercado farmacêutico. Médicos que desejam manter-se atualizados sobre os melhores medicamentos e outros produtos e serviços que farão a diferença na prática clínica, estão “online” procurando fontes confiáveis e referências no assunto.

Medictalks como solução para a indústria farmacêutica

Diante dessa nova realidade e da necessidade de obter conhecimento relevante, a Medictalks surge como a solução ideal. Através dela, médicos e demais profissionais da saúde integram um grande grupo, onde trocam ideias, indicações e experiências com colegas a fim de melhorar desfechos clínicos.
A plataforma tem ampla adesão e é vista como um canal de comunicação confiável, que aumenta a credibilidade de seus inscritos, palestrantes, parceiros e demais participantes. Quer saber como a Medictalks pode gerar mais reconhecimento ao seu produto?

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