Você já parou para pensar sobre qual é a função do Big Data na área da saúde?
Pois em um mundo digital, o Big Data surgiu com uma proposta inteligente de manipular um grande volume de dados, especialmente na área da saúde.
A infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, mesmo que tratáveis e evitáveis, ainda representam um grande desafio para a saúde pública nacional e internacional.
Antes, o diagnóstico de hepatopatias só era possível com biópsia (remoção de um fragmento do fígado para análise). Além de mais demorado, o método é contraindicado em alguns casos, como ascite, atividade necro-inflamatória e congestão hepática.
Escrito por Flávio Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
O rendesivir é um pró-fármaco de um análogo de nucleosídeo.2 Sofre metabolização intracelular até a forma ativa de nucleosídeo trifosfato de rendesivir em diversos tipos celulares, atuando como um análogo de adenosina trifosfato (ATP) e competindo com o substrato natural da ATP na incorporação de novas cadeias de ácido ribonucleico (RNA) da RNA polimerase RNA-dependente (RdRP) do SARS-CoV-2, resultando em terminação de cadeia atrasada durante a replicação viral.2 É um inibidor fraco das polimerases DNA e RNA de mamíferos, tendo pouco potencial de toxicidade mitocondrial.2
Neste artigo, vamos conhecer as principais vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente e entender sua importância na medicina atual. Assim, se você ainda tem dúvidas a respeito desse assunto, conseguirá entender por que tantos profissionais estão deixando de lado os prontuários antigos de papel e adotando o PEP.
Escrito por Flávio Brandt (Revisor: Dr. Alexandre Naime)
A Infecção Latente pela Tuberculose ou Tuberculose Latente (ILTB) refere-se à condição de estado de resposta imunológica...
Os desafios da telemedicina no Brasil passam pelos avanços tecnológicos que, sistematicamente, propiciam muitos progressos. Há equipamentos que facilitam tratamentos e diagnósticos mais eficazes, bem…
Escritor Flávio P. Brandt (Revisor Dr. Alexandre Barbosa Naime)
Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 30 de março de 2022, para uso emergencial temporário, o Paxlovid® (nirmatrelvir + ritonavir), da farmacêutica Pfizer, é o primeiro antiviral oral aprovado para uso na Covid leve no Brasil.1
NEWSLETTER MEDICTALKS
As principais tendências que vão impactar a sua prática diária, através de conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de e-mails.
Crie sua conta gratuita para acessar este e muitos outros conteúdos exclusivos
Preencha o e-mail para iniciar o cadastro ou fazer login
Você já possui conta, realize o login:
Crie sua conta gratuita para acessar este e muitos outros conteúdos exclusivos