Notícia

Em quais situações vale a pena alugar equipamentos médicos?

Está pensando em alugar equipamentos médicos para a sua clínica ou consultório? Então, não deixe de ler esse conteúdo até o final.

O aluguel de equipamentos médicos tem se tornado uma prática cada vez mais comum, pois oferece diversas vantagens para o médico gestor.

Mas você sabe como funciona o aluguel de equipamentos médicos? Será que realmente vale a pena para o seu empreendimento?

Se você possui um hospital ou uma clínica, precisa considerar todas as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio antes de alugar os equipamentos. Afinal, você não vai querer ficar no prejuízo, não é mesmo?

Então, venha descobrir como funciona e em quais situações compensa alugar equipamentos médicos.

Alugar equipamentos médicos: tudo o que você precisa saber

Existem diversos motivos que levam um médico gestor a tomar a decisão de alugar os equipamentos para a sua clínica. No geral, esse tipo de negociação costuma ser vantajoso para empresas de pequeno porte.

Isso porque é uma forma de desenvolver o negócio sem diminuir o capital da empresa ou fazer empréstimos altíssimos. Afinal, além de os equipamentos médicos serem caros, também há um custo de manutenção associado a eles.

Além disso, você precisará contratar profissionais especializados para manusear esses equipamentos.

Assim, o aluguel de equipamentos médicos pode ser uma forma sustentável de expandir o negócio e adquirir um diferencial competitivo.

Mas, então, como funciona o aluguel de equipamentos médicos? Venha descobrir!

Como funciona o aluguel de equipamentos médicos?

Existem, basicamente, três formas de adquirir um equipamento para a sua clínica ou consultório médico: compra, aluguel ou comodato.

Cada modalidade possui vantagens e desvantagens, então, vamos analisar cada uma delas.

Compra

A principal vantagem de comprar um equipamento médico para a sua empresa é que, uma vez quitado, todo o lucro será revertido para o seu negócio.

Para isso, a clínica pode fazer a negociação diretamente com o fabricante dos equipamentos. Outra opção é utilizar um financiamento bancário, que é uma das alternativas mais utilizadas.

Afinal, o custo dos equipamentos é alto, então mesmo que a empresa possua capital para comprá-los à vista, isso não é interessante sob o ponto de vista gerencial.

Mas o pagamento das parcelas não costuma ser um problema. Isso porque o retorno normalmente ocorre de forma rápida, compensando o investimento que foi feito.

Por outro lado, existem algumas desvantagens, como:

  • Necessidade de manutenção do aparelho;
  • Contratação de profissionais especializados para manipular o equipamento e laudar os exames.

Em alguns casos, também há a necessidade de adequar o espaço físico para acomodar o equipamento, o que também envolve custos extras.

Além disso, é preciso lembrar que a tecnologia está sendo atualizada constantemente. Dessa forma, o tempo necessário para quitar o equipamento pode ser suficiente para que ele fique ultrapassado.

Aluguel

Como uma alternativa à compra, o aluguel tem como principal vantagem a desnecessidade de comprar os equipamentos.

Assim, o locador e o locatário assinam um contrato para o uso do material pela clínica, mediante o pagamento de aluguéis.

Nesse caso, os aluguéis podem ser mensais, semestrais ou anuais, a depender do acordo feito entre as partes.

A grande vantagem é que a manutenção dos equipamentos fica por conta do locador, cabendo ao proprietário da clínica apenas o pagamento dos aluguéis.

No entanto, você precisará contratar um profissional especializado para usar os equipamentos e emitir os laudos dos exames.

Além disso, é importante calcular a margem de lucro que será obtida pela clínica. Isso porque parte desse retorno será revertido para o pagamento dos aluguéis.

Em alguns casos, pode ser mais interessante pagar as parcelas de um financiamento. Afinal, o lucro será integralmente da clínica após a quitação do material.

Comodato

O comodato é mais uma modalidade de aluguel de equipamentos médicos.

Assim como no aluguel, os equipamentos pertencem ao locador. No entanto, eles ficam à disposição da clínica durante o período de vigência do contrato.

Os custos de manutenção, instalação e treinamento também ficam por conta do locador, que já são incluídos nos pagamentos mensais.

Além disso, não é necessário contratar um profissional para a emissão dos laudos dos exames. Essa responsabilidade é de uma empresa de telemedicina parceira do locador, que emite os laudos e envia diretamente para a clínica.

Assim, a única desvantagem dessa modalidade é que o lucro obtido é “dividido” com o locador.

Quais as vantagens do aluguel de equipamentos médicos?

As principais vantagens de alugar equipamentos médicos, seja na modalidade aluguel ou na modalidade comodato, são:

  • Desnecessidade de descapitalizar a empresa;
  • Instalação dos equipamentos e treinamento dos profissionais por conta do locador;
  • Manutenção de responsabilidade do locador;
  • Maior oferta de serviços para o público.

Além disso, alugar equipamentos médicos é uma forma de estar sempre com as tecnologias mais avançadas no seu empreendimento.

Isso porque, uma vez lançado um novo modelo, basta fazer a troca dos equipamentos. Assim, você não precisará fazer investimentos altos a cada vez que surgir um novo produto no mercado.

Em quais situações vale a pena alugar equipamentos médicos?

Conforme já adiantamos, é fato que vale a pena alugar equipamentos médicos. No entanto, antes de tomar essa decisão, o gestor precisa avaliar as características do empreendimento.

Para clínicas ou hospitais de grande porte, comprar os equipamentos é a melhor opção. Dessa forma, além de expandir o empreendimento, os lucros também são maiores.

Mas não se esqueça de contabilizar as despesas com instalação, treinamento, manutenção e contratação de pessoal, certo?

Mesmo para grandes empresas, existem alguns casos em que alugar equipamentos médicos pode ser uma boa oportunidade.

Por outro lado, no caso de consultórios de pequeno ou médio porte, o aluguel é a melhor opção. Isso porque o aluguel consiste em uma forma sustentável de expandir o seu negócio.

Entre os principais equipamentos que podem ser alugados, temos:

  • Eletrocardiograma;
  • Eletroencefalograma;
  • Mapa de pressão arterial;
  • Torre de laparoscopia;
  • Espirometria;
  • Holter de ECG 24 horas.

Nesses casos, se o custo do aluguel for inferior às parcelas de um financiamento, vale a pena alugar equipamentos médicos.

Além disso, não se esqueça de procurar uma empresa que seja referência no mercado. Afinal, de nada adianta economizar no aluguel e não utilizar equipamentos de qualidade, não é mesmo?E então, você acha que o aluguel de equipamentos médicos vale a pena para a sua clínica? Leia mais conteúdos relacionados aqui no blog da Medictalks. Até mais!

Próxima Notícia

Natalizumabe vs Fingolimode na Esclerose Múltipla Remitente Recorrente Ativa