Notícia

A importância da modernização das unidades hospitalares no Brasil

A pandemia da COVID-19 escancarou uma necessidade de modernização das unidades hospitalares no Brasil, visto a alta demanda de pacientes.

Enquanto muitos hospitais não buscavam se atualizar nem no momento de maior procura, outros se atualizavam para promover melhor qualidade de vida à população. Afinal, não só pacientes com COVID-19 precisavam de atendimento, mas os pacientes acometidos por outras doenças também.

A modernização deve priorizar a ampliação das unidades hospitalares no Brasil, como centros cirúrgicos, sala de parto e expansão do número de leitos.

Além disso, melhorar o atendimento, tornando-o humanizado, rápido e seguro também são formas de modernizar as unidades hospitalares no país.

Para entender a importância de manter as unidades hospitalares no Brasil atualizadas e modernas, continue a leitura deste artigo.

O que significa modernização das unidades hospitalares no Brasil?

Quando falamos em modernização das unidades hospitalares no Brasil, estamos nos referindo a tudo aquilo que torna possível o atendimento à população.

Seja o espaço para atender as pessoas ou seus equipamentos, as unidades hospitalares devem estar em perfeitas condições para receber os pacientes e evitar riscos à saúde.

Como exemplo, podemos citar a aparelhagem médica das unidades hospitalares, incluindo ressonância magnética, tomografia, mamógrafo, ultrassom e outros.

O paciente que chega ao hospital e precisa urgentemente de um exame, mas se depara com um local não conta com o equipamento correto, vai precisar se deslocar para o hospital mais próximo – e nem sempre há tempo para isso.

Também pode acontecer do aparelho médico estar com defeito por falta de manutenção, atrasando do mesmo jeito o atendimento, que deveria ser feito de maneira mais rápida.

Nesse sentido, é evidente que os equipamentos médicos têm tanta importância na modernização das unidades hospitalares no Brasil. Entretanto, não são só os aparelhos que devem seguir um controle rígido de manutenção para o seu bom funcionamento.

O espaço para receber os pacientes também precisa de atenção. Afinal, o que acontece se você encontrar uma unidade hospitalar com infiltrações, pisos quebradiços, mofo e má higiene? É claro que esse não será um lugar adequado e seguro para atender pessoas, sob o risco de aumentar a incidência de doenças.

E esse tipo de situação em época de pandemia só piora a imagem do hospital frente aos outros com mais tecnologia e responsabilidade.

Nesse sentido, podemos afirmar que a modernização nas unidades hospitalares no Brasil tem relação com o espaço e seus equipamentos, sempre com base em segurança, higiene e tecnologia.

Contudo, podemos ampliar o conceito de modernização nas unidades hospitalares, considerando também a forma de atendimento para garantir melhora na qualidade de vida no Brasil.

Como modernizar o atendimento hospitalar?

Existem alguns princípios (os quais já citamos aqui) que norteiam a qualidade das unidades hospitalares no Brasil e que implicam em modernização. São eles:

  • Espaço;
  • Equipamentos médicos;
  • Atendimento com qualidade.

Espaço das unidades hospitalares

O espaço para o atendimento à população deve ser adequado à demanda do hospital. Isso inclui um bom número de leitos, bem como salas que possam receber equipamentos maiores, como o da ressonância magnética.

Além disso, como já mencionamos nesse artigo, o espaço também se refere aos cuidados para manter a unidade hospitalar limpa, segura e moderna.

Por isso, não deixar de fazer manutenção nos telhados, na rede elétrica e de esgoto e instalar itens de segurança nos banheiros para idosos e deficientes são formas de contribuir para a modernização das unidades hospitalares no Brasil.

Equipamentos médicos, importante para a modernização nas unidades hospitalares no Brasil

Aparelhos como mamógrafo, ultrassom, raio-X, tomografia computadorizada, ecocardiograma, entre outros, são de suma importância nas unidades hospitalares no Brasil.

Afinal, um hospital que conta com todos os equipamentos necessários para o atendimento exemplar dos pacientes, seja qual for a demanda, sempre estará na preferência do público.

Mas não só esses aparelhos comuns a qualquer hospital com excelência devem fazer parte da modernização, bem como o uso de soluções digitais para acelerar o atendimento.

Como exemplo, podemos citar o PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente –, a versão digital do prontuário de papel. É mais fácil, prático e seguro para acessar o histórico do paciente e promover melhores tratamentos.

Há também as tecnologias vestíveis (wearables) presentes em celulares, roupas e relógios para monitorar o paciente de maneira mais efetiva, sem que ele precise sempre se deslocar até o hospital.

Isso tudo sem contar com a telemedicina e como esse recurso inovou a forma de atender pacientes, ainda mais em tempos de pandemia. Esse é, inclusive, um dos melhores conceitos de modernização das unidades hospitalares no Brasil.

Atendimento com qualidade

Outra maneira de contribuir para a modernização das unidades hospitalares brasileiras é apostar em um atendimento humanizado.

Esse tema vem ganhando atenção na área médica pela comprovação de que o suporte emocional ao paciente ajuda em sua recuperação. Isso porque a relação entre médico e paciente se torna mais próxima, mais humana, sem aquela distância típica entre profissional e paciente.

Nesse contexto, a humanização na saúde tem o dever de resgatar o respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano, segundo o Ministério da Saúde em seu Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar.

Portanto, ao pensar na modernização das unidades hospitalares no Brasil, deve-se considerar os aspectos que tornam o ambiente moderno. Isto é, não basta um espaço inovador com equipamentos de ponta, é fundamental priorizar também um atendimento moderno dentro das instalações.

Os profissionais também devem buscar modernização!

Já que estamos falando sobre modernização das unidades hospitalares, vale mencionar também a importância dos profissionais em manter a educação médica atualizada.

Isso implica não só em se especializar na área escolhida, como também saber manusear as novas tecnologias, como o PEP e outros aparelhos digitais.

Dessa forma, a modernização das unidades hospitalares no Brasil estará completa e dentro dos parâmetros do padrão de qualidade que se espera em uma área tão importante como a medicina.

Considerações finais

O ato de modernizar as unidades hospitalares no Brasil deve ser visto na totalidade, não apenas como uma questão de ampliar o espaço e instalar equipamentos modernos.

Afinal, de nada adianta instalar aparelhos novos e digitais, se os profissionais não souberem manuseá-los. O mesmo vale para a ampliação dos leitos, que de nada adiantará se o paciente não receber atendimento humanizado e eficaz.

Tudo está correlacionado e tem profunda participação na modernização das unidades hospitalares no Brasil.

Leia mais conteúdos no blog da Medictalks e ajude a salvar mais vidas.

Próxima Notícia

Nutrição em Doenças Infecciosas: o que há de novo?